InícioMaranhãoEncontro sobre Segurança do Paciente dialoga sobre ações exitosas na Rede Estadual...

Encontro sobre Segurança do Paciente dialoga sobre ações exitosas na Rede Estadual de Saúde

Encontro alusivo ao Dia Mundial de Segurança do Paciente. (Foto: Márcio Sampaio)

Em alusão ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde (SAAS) e do seu Departamento da Qualidade e Projetos Especiais, reuniu diretores, lideranças e responsáveis pelos Núcleos de Segurança do Paciente das unidades de saúde do estado, nesta quinta-feira (30), para compartilhar as ações desenvolvidas na rede estadual de saúde, visando a segurança do paciente no ambiente hospitalar.

Com o tema “O estado do Maranhão de mãos dadas pela segurança do paciente”, o encontro discutiu as ações de práticas seguras desenvolvidas pelos núcleos de segurança do paciente da rede estadual de saúde. O secretário adjunto de Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinícius Ribeiro, destaca que há quase dois anos o estado passa por um momento desafiador, que é a pandemia da Covid-19, sendo que foram criadas estratégias compartilhadas para o fortalecimento das condições adequadas de segurança, prevenção, educação e tratamento do paciente. 

“Durante a pandemia, a segurança do paciente foi colocada à prova para que esse paciente pudesse sair com o atendimento concluído dentro de uma qualidade existente. Além disso, conseguimos instituir Núcleos de Segurança do Paciente em vários hospitais da nossa rede e capacitar enfermeiros e profissionais que são dedicados exclusivamente a cuidar da segurança do paciente nos nossos hospitais”, afirma o secretário adjunto Carlos Vinícius. 

De acordo com a representante da Câmara Técnica de Qualidade e Segurança do Paciente do Conass no Maranhão, Mayrlan Avelar, o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de quatro anos garantiu o cuidado seguro nas unidades do estado. “Além disso, a gente vem implantando os Núcleos de Segurança do Paciente. Já contamos com mais de 60, para que consigamos conduzir a política do cuidado seguro, pois sabemos que ele perpassa do cuidado beira leito, envolve uma equipe multidisciplinar”, garante.

Durante o encontro, representantes da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), e dos Institutos Acqua e Invisa, compartilharam as ações de práticas seguras desenvolvidas nas unidades hospitalares que administram na rede de unidades e serviços de saúde da SES. 

Foram apresentados ainda os indicadores de desempenho da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma) e as estratégias realizadas para um parto seguro; indicadores de desempenho do Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) e estratégias para segurança em Ortopedia e Traumatologia; além de indicadores de desempenho do Hospital de Câncer do Maranhão e estratégias para a segurança em oncologia.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=320915">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA