InícioMaranhãoEm São Luís, mais de 300 famílias recebem títulos definitivos de propriedade

Em São Luís, mais de 300 famílias recebem títulos definitivos de propriedade

Secid beneficiou 11.038 famílias na região Grande Ilha (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), segue ampliando as ações do programa de Regularização Fundiária Urbana (REURB) em todo o Maranhão. Na manhã desta quarta-feira (14), a secretaria realizou a titulação de 323 famílias do bairro Sacavém, ultrapassando a marca de 11 mil documentos definitivos entregues na região da Grande São Luís. O evento aconteceu na Comunidade Nossa Senhora da Penha e seguiu os protocolos de prevenção ao coronavírus.

Desde o início do programa, a Secid beneficiou 11.038 famílias na região Grande Ilha com a entrega de títulos definitivos de propriedade. A iniciativa tem o objetivo de assegurar o direito à moradia digna, promovendo qualidade de vida e desenvolvimento social.

“Dia importante de entrega de títulos no Sacavém. São 323 títulos que se somam a 153 entregues no mês passado e hoje é um marco importante: ultrapassamos títulos para mais de 11 mil famílias maranhenses durante o governo Flávio Dino, no âmbito da Secid. É um grande avanço na garantia de cidadania e vamos continuar aqui na Grande São Luís e em cidades do interior do estado”, destacou o secretário da Secid, Márcio Jerry.

Francisca Rêgo (Foto: Divulgação)

O programa de Regularização Fundiária Urbana é uma política pública destinada a reduzir as desigualdades decorrentes da ocupação irregular de terras. Por intermédio da regularização retira-se o ocupante da informalidade, insegurança e reconhece o seu direito à propriedade. O processo para execução do programa inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, com a finalidade de integrar áreas irregulares ao contexto legal das cidades.

O beneficiário José Francisco Costa, 64 anos, enalteceu a ação do governo. “Antes não tínhamos o documento e agora tenho segurança para mim e minha família. Estou muito feliz e agradeço ao governador Flávio Dino por essa iniciativa para o povo do Sacavém”, disse.

Francisca Rêgo Sampaio mora há mais de 40 anos no Sacavém. Ela comemorou a garantia do direito à moradia digna.  “Com tantos anos, minha família e eu, nunca imaginávamos conseguir a legalização da nossa casa. Mas chegou a bênção de Deus e do governo que garantiu a moradia”.Regularização Fundiária

As ações da Secid, com o Plano de Regularização Fundiária, acontecem de forma contínua e contemplam milhares de famílias maranhenses. Em São Luís, já foram beneficiadas famílias dos bairros Maria Aragão, Estrela D’Alva, Residencial Monte Castelo, Sacavém, Cantinho do Céu e Sete de Setembro, além da Fé em Deus, em São Luís.

Desde janeiro deste ano, a secretaria contabilizou a entrega de mais de 1.893 títulos definitivos de propriedade, beneficiando famílias da Grande Ilha que residem em bairros como o Residencial Maria Aragão, Estrela Dalva, Sarney Costa, José Reinaldo Tavares, situados na região da Cidade Operária; e para beneficiários do Residencial Jackson Lago, no bairro Fé em Deus.

O programa de Regularização Fundiária da Secid está em expansão. Outros municípios, a exemplo de Barreirinhas, Raposa, Alcântara, Imperatriz, Colinas, Buriti Bravo, Caxias, Timon, Santo Antônio dos Lopes e Balsas estão incluídos na programação que garante a documentação definitiva de imóveis. No total, 20 prefeituras firmaram Acordo de Cooperação com o Estado para a garantia do direito à moradia digna aos maranhenses.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=312079">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA