InícioMaranhãoEm São Luís, Governo beneficia 100 famílias da Vila Palmeira com títulos...

Em São Luís, Governo beneficia 100 famílias da Vila Palmeira com títulos fundiários

Secretário Márcio Jerry com beneficiárias da Vila Palmeira (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), iniciou, nesta quinta-feira (9), a entrega de títulos do Programa de Regularização Fundiária no bairro da Vila Palmeira, em São Luís. Nesta primeira etapa, foram entregues 100 documentos. A previsão é contemplar cerca de 1000 famílias na região, até o final deste semestre.

A iniciativa garante a titulação definitiva da propriedade, assegurando o direito à moradia, mais dignidade e qualidade de vida, segurança jurídica e acesso aos serviços públicos.

Para a beneficiária Andreia Costa, da Vila Palmeira, o documento vai trazer mais comodidade. “Há 47 anos tenho uma casa e tudo que tentávamos fazer ou vender, nada podíamos, porque o imóvel não era regularizado. Graças a Deus, é uma felicidade muito grande e a sensação que temos que o imóvel é nosso”, disse. 

“Desde o início, a gestão do governo Flávio Dino garante direitos e cidadania, assegura às pessoas que moram em uma casa ter o título de propriedade, ser de fato o proprietário. É uma grande alegria, todos os dias, assegurar direitos para o povo”, destacou o secretário da Secid, Márcio Jerry. 

O Programa

Como forma de solucionar o problema habitacional surgido com as ocupações irregulares ao longo dos anos, a regularização fundiária é uma política pública completa, que se destina a reduzir as desigualdades decorrentes da ocupação irregular do solo. Por meio da titulação, retira-se o ocupante da informalidade, insegurança e reconhece o seu direito à propriedade, resgatando a sua cidadania e garantindo a sua integração ao convívio social. 

O processo de implementação da regularização fundiária envolve abordagens interdisciplinares, que abrangem medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à garantia do direito à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura, ao transporte, aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer para as populações que estão localizadas nos assentamentos informais.

As ações da Secid, com o Plano de Regularização Fundiária, acontecem de forma contínua e contemplam milhares de famílias maranhenses. Em São Luís, já foram beneficiadas famílias dos bairros Maria Aragão, Estrela D’Alva, Residencial Monte Castelo, Sacavém, Cantinho do Céu e Sete de Setembro, além da Fé em Deus.

O programa está em processo de interiorização. Outros municípios, a exemplo de Barreirinhas, Raposa, Alcântara, Imperatriz, Colinas, Buriti Bravo, Caxias, Timon, Santo Antônio dos Lopes e Balsas estão incluídos na programação das ações. No total, mais 20 prefeituras firmaram Acordo de Cooperação com o Estado para a garantia do direito à moradia digna aos maranhenses.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=318563">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA