Sexta-Feira, 11 de Abril de 2025
InícioMaranhãoEm reunião com ministro do Meio Ambiente, Flávio Dino alinha participação dos...

Em reunião com ministro do Meio Ambiente, Flávio Dino alinha participação dos governadores da Amazônia Legal na CoP26

Flávio Dino destacou o papel da Amazônia Brasileira para a garantia da segurança climática no planeta (Foto: Brunno Carvalho)
Flávio Dino destacou o papel da Amazônia Brasileira para a garantia da segurança climática no planeta (Foto: Brunno Carvalho)

Em reunião virtual realizada nesta quinta-feira (21). o governador Flávio Dino, demais governadores dos estados que integram a Amazônia Legal e o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, alinharam pontos sobre a participação dos gestores na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a CoP26, que será realizada entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro de 2021, na cidade escocesa de Glasgow, no Reino Unido. 

“Finalizamos agora uma reunião dos governadores com o ministro do Meio Ambiente, em que avançamos quanto à preparação da participação brasileira na CoP26, no Reino Unido, agora no mês de novembro. A Amazônia irá realizar eventos, debates e estará diretamente representada pelos governadores e pelos secretários estaduais de Meio Ambiente”, disse Flávio Dino. 

Presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, Flávio Dino destacou, durante o encontro, o papel central da região amazônica para garantia da segurança climática no planeta. 

“Nós desejamos, mediante esse conjunto de reuniões, fóruns e convenções, que haja o reconhecimento dos serviços ambientais e ecossistêmicos prestados pela Amazônia. Este evento no Reino Unido será de grande importância. O Governo do Maranhão, o Consórcio da Amazônia Legal e os demais governos estaduais estão trabalhando para que tenhamos bons resultados”, frisou Dino.

Uma das iniciativas para reduzir os impactos ambientais na região e estimular o desenvolvimento da região amazônica brasileira – onde hoje habitam cerca de 30 milhões de pessoas – é o Plano de Recuperação Verde (PRV). Lançado em julho deste ano pelo Consórcio da Amazônia Legal, o PRV propõe estratégias de transição para uma economia verde, que seja compatível com o combate às desigualdades, com a geração de emprego e renda e com o crescimento econômico sustentável da região Amazônica. 

“Sabemos que os 30 milhões de brasileiros e brasileiras que moram na Amazônia Legal necessitam da elevação dos seus direitos, de políticas e serviços públicos”, ressaltou o governador maranhense. 

Apoio internacional

Para dar cabo ao projeto socioeconômico e ambiental, Dino propôs que o Governo Federal dê anuência para que governos estaduais possam dispor de recursos originários de iniciativas internacionais que combatem o desmatamento, como é o caso da LEAF Colition, ou Coalizão LEAF (Lowering Emissions by Accelerating Forest Finance). 

Lançada pelos governos dos Estados Unidos, Reino Unido e Noruega, a Coalizão LEAF pretende mobilizar ao menos US$ 1 bilhão em recursos públicos e privados, para o pagamento de países ou governos locais, por resultados em termos de redução de desmatamento.  

“Formulamos um pedido, inclusive, de que haja a formalização da anuência Federal à participação dos estados na Coalizão LEAF, para que nos próximos anos, os estados, os municípios, sobretudo a população, posam dispor de recursos para que haja a compatibilização entre economia verde e bem-estar social da população, a chamada sociobiodiversidade, que é essencial para o Brasil e para o mundo. Nós queremos valorizar a Amazônia, preservar a floresta em pé e, para isso, nós precisamos que haja justiça no mundo”, concluiu Flávio Dino. 

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é formado pelos nove estados amazônicos brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=322987">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA