Devolver a autonomia e promover cidadania. Com estes objetivos, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta segunda-feira (26) a entrega de cadeiras de rodas no Centro Especializado em Reabilitação (CER) do Olho d’Água. Os equipamentos beneficiam maranhenses dos municípios de São Luís, Santo Amaro, Tutóia e São José de Ribamar.
Uma das favorecidas é Ana Lúcia Barbosa, de 35 anos, residente na zona rural de São Luís e paciente renal crônica do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM). “Uma palavra não é suficiente para descrever. Eu diria que felicidade e agradecimento, porque veio em boa hora, já que eu não tinha condições de comprar uma nova”, contou.
“Para ter acesso ao equipamento, a pessoa deve, inicialmente, procurar as secretarias municipais de Saúde e fazer a sua solicitação. A partir disso, o estado é contatado para então fazer a entrega dos equipamentos que deverão contemplar todas as regionais de saúde do Maranhão”, explica o secretário adjunto de Atenção em Saúde da SES, Carlos Vinícius Ribeiro.
As cadeiras doadas atendem às especificações para os públicos infantil, adulto e pessoas obesas. Construídas em aço carbono, os equipamentos possuem estrutura dobrável em forma de “X”, com eixos de aço reforçado e sistema de desmontagem rápida nas rodas traseiras.
A doação acontece por solicitação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (CEPD). Ao atender ao pedido, a gestão estadual sinaliza o compromisso de garantir a mobilidade da pessoa com deficiência dentro da cidade, de forma que, seja ela criança, adulto ou idoso, possa ter acesso à escola, à saúde e ao lazer.
Segundo a coordenadora do Serviço Travessia, Isabelle Passinho, a entrega significa promoção da qualidade de vida. “Atender a pessoa com deficiência de maneira digna é uma questão de garantia de direitos. O Maranhão está proporcionando justamente esse direito de ir e vir”, afirmou. O Travessia é uma estratégia do Governo do Estado que possibilita a mobilidade urbana de pessoas com deficiência permanente de maneira confortável, segura e com horário agendado.
Emocionado, Edson Ferreira, de 77 anos, da cidade de Bequimão, foi às lágrimas ao receber a sua cadeira de rodas. “Essa cadeira significa muita coisa. Eu agradeço muito, porque agora eu vou poder ir para qualquer lugar e até me locomover melhor dentro de casa”, disse.
Cerca de 300 cadeiras de rodas já foram entregues pelo Governo, beneficiando moradores de São Luís, Paço do Lumiar, Timon, Caxias, Matões, Pinheiro, Peri-Mirim, Guimarães, Bequimão, Colinas, São João dos Patos, Chapadinha, Anapurus e Santa Quitéria. A meta é fazer a entrega de mil cadeiras de rodas em todo o estado.