InícioMaranhãoConselho Estadual da Juventude debate Sistema de Juventude em reunião ordinária

Conselho Estadual da Juventude debate Sistema de Juventude em reunião ordinária

Reunião ordinária do CEJOVEM (Reprodução)
Reunião ordinária do CEJOVEM (Reprodução)

O Conselho Estadual da Juventude (CEJOVEM) realizou reunião em formato híbrido na tarde desta sexta-feira (3), para analisar as políticas de juventude do Maranhão, executadas através da Secretaria de Extraordinária da Juventude (Seejuv). Na oportunidade, foi ressaltada a importância da municipalização dos Sistemas de Juventude.

O CEJOVEM trouxe para a reunião um conjunto de políticas adotadas pela Secretaria da Juventude, entre elas a construção do Centro de Referência da Juventude do Médio Mearim, a aprovação da PEC (014/2019), que cria o Fundo Estadual da Juventude e a municipalização dos Sistemas de Juventude, que estará atuante na terceira semana de setembro.

A secretária de Estado da Juventude e presidente do CEJOVEM, Tatiana Pereira avaliou a reunião como uma agenda estratégica, em que se conseguiu discutir a importância dos municípios trabalharem conjuntamente com o Governo do Estado.

“A municipalização dos Sistemas de Juventude será uma ação conjunta entre Seejuv, CEJOVEM e os municípios do Maranhão, debatendo e fortalecendo as políticas de juventude nos municípios. Isso é fundamental para a garantia e também fiscalização dos direitos da juventude”, enfatizou a secretária.

Em apresentação, o supervisor de Articulação Institucional da Seejuv, Thiago Penna explanou sobre o fortalecimento da participação dos municípios nas políticas de juventude, por meio das Secretarias Municipais.

“É importante propor novos canais e instrumentos de diálogos, esse programa tem como objetivo materializar as políticas de juventude, através da mobilização e diálogo com os municípios do Maranhão”, ressaltou.

O vice-presidente do Conselho Estadual da Juventude, Geldo Junior declarou a importância da reunião do CEJOVEM para deliberações das ações em prol da juventude no estado.

“São muito importantes as ações que vêm sendo realizadas pela Seejuv e parceiros, como os Centros de Referências, o Fundo Estadual da Juventude e os encontros com os gestores de Juventude”, disse o vice-presidente, destacando que o próximo encontro será dia 16, na cidade de Timon, onde reside.

“É importante também falar da atuação do Conselho de Juventude nas discussões das políticas públicas implantadas, fazendo com que a sociedade civil organizada também faça parte das construções e ações do Governo do Estado”, concluiu Geldo Junior.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=318247">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA