InícioMaranhãoComunidades de Duque Bacelar celebram entrega de Escola Digna pelo Governo do...

Comunidades de Duque Bacelar celebram entrega de Escola Digna pelo Governo do Maranhão


Comunidade do povoado Tabuleiro recebe novo prédio construído para a E.M. José Pereira Gonçalves, em Duque Bacelar (Foto: Lauro Vasconcelos)

Comunidade reunida, escolas ornamentadas e moradores com a felicidade estampada nos rostos. Foi nesse clima de celebração que o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entregou, nesta terça-feira (22), duas Escolas Dignas às comunidades de Tabuleiro e Mocambo dos Marques, no município de Duque Bacelar.

A solenidade de entrega foi realizada obedecendo aos protocolos sanitários contra a Covid-19, e contou com as presenças do vice-governador Carlos Brandão, do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; do prefeito de Duque Bacelar, Jorge Oliveira, do deputado Estadual Rafael Leitoa; além de prefeitos e outras lideranças políticas da Região dos Cocais. 

“É assim toda semana, inaugurando quatro, cinco escolas. Já são cerca de 1.200 escolas construídas, reformadas e revitalizadas. De forma que com esse trabalho, a gente está resgatando a educação no Maranhão. Conseguimos, com todo investimento feito na educação, melhorar o nosso IDEB. Aí não é só Escola Digna, é um conjunto de ações. São salários de professores, qualificação de professores, transporte escolar, dentre outras ações que estão ajudando a melhorar os indicadores educacionais”, destacou o vice-governador Carlos Brandão.

“Essas escolas são parte de uma maratona de entregas de equipamentos educacionais, que está sendo realizada pelo Governo do Maranhão. O vice-governador Carlos Brandão, a pedido do governador Flávio Dino, tem rodado esse Maranhão entregando obras importantes como estas. Obras que estão transformando a vida de meninos e meninas do Maranhão, com estruturas dignas e acolhedoras”, destacou Felipe Camarão. 

No povoado Mocambo dos Marques, que fica a 5,5 km da sede, foi entregue a Escola Municipal Martinho Marques, em substituição à antiga estrutura que não oferecia conforto aos estudantes.

Escola Digna construída no povoado Mocambo dos Marques, para substituir o antigo prédio da E.M. Martinho Marques, em Duque Bacelar (Foto: Handson Chagas)

“Na antiga escola, as paredes eram todas sujas, não tinham cadeiras para todos os alunos, fazia muito calor. A gente sempre sonhou com uma Escola Digna, estruturada, com cadeira para todos os alunos. E chegou! Hoje, eu estou muito feliz, porque agora eu vou estudar numa escola digna de todos os alunos”, disse a estudante Eduarda Marques, aluna do 9º ano. 

“É uma felicidade imensa estar recebendo essa escola digna. É um sonho realizado para todos nós. A comunidade se sente muito feliz. Essa é uma escola que beneficia esta e outras comunidades. É uma gratidão imensa por essa obra e por tudo o que ela representa”, disse a gestora geral da escola, Antônia Cleonilda Costa. 

“A escola antiga era boa para nós, até porque a gente não conhecia outro tipo de escola na zona rural. Mas, essa escola nos traz uma alegria, e uma grande gratidão por nós termos uma escola como essa, toda ampliada, bonita, com as cadeiras. Acho que é por isso que é escola digna”, disse Jovelina Ribeiro, mãe de aluno.

Povoado Tabuleiro

No povoado Tabuleiro, a comunidade inteira se preparou para receber o novo prédio escolar da E.M. José Pereira Gonçalves, construída pelo Programa Escola Digna para substituir uma antiga escola de quatro salas, que já apresentava uma série de problemas estruturais. 

“Na escola antiga não tinha cadeira para todos os alunos. Na antiga escola, verdade não tinha nada que fosse lindo ou necessário para a gente. E, hoje, eu vejo uma escola que, não só eu, mas todos os alunos quando chegam se admiram. Essa nova escola é um privilégio para a gente, dá para gente uma dignidade. Eu acho isso muito importante para todos os alunos”, disse a estudante Joaquina Beatriz dos Santos, aluna do 7º ano.

“É um momento ímpar para todos nós, porque foi uma conquista que nós buscamos e agora estamos conseguindo receber esta escola, que essas crianças precisam muito, são crianças que vêm de lugares distantes. E mostrando a diferença dessa escola para as outras que tivemos, nossa! Por isso que é chamada digna, escola digna. Nós só temos a agradecer”, pontuou o gestor da escola, José Raimundo Dutra. 

Nova escola construída no povoado Tabuleiro, em Duque Bacelar, para substituir o antigo prédio da E.M. José Pereira Gonçalves (Foto: Lauro Vasconcelos)

Investimentos 

As duas Escolas Dignas entregues têm seis salas de aula, secretaria, cantina, banheiro, inclusive com acessibilidade, e pátio interno amplo. O investimento, com recursos oriundos do BNDES, foi na ordem de R$ 1,6 milhão, que beneficiarão mais de 580 estudantes matriculados nas duas unidades escolares.

Dona Benedita Clara Gomes, de 75 anos, moradora de Mocambo dos Marques, afirma que nunca havia visto em toda sua vida uma escola como essa. “Tá um amor! Eu nunca tinha visto um colégio, aqui no interior como eu estou vendo hoje. Eu estou muito feliz! Feliz do meu coração. Muito bonito”, disse dona Benedita.

Como forma de celebrar e agradecer por essas conquistas, nas duas escolas teve bolo e parabéns para o Programa Escola Digna e pelo Pacto pela Aprendizagem, parcerias que o Governo do Estado faz com os municípios e têm fortalecido a educação no Maranhão. 

A gestão estadual, por meio da Seduc, também entregou dois poços artesianos que servirão às escolas e às suas respectivas comunidades, que juntas formam mais de 400 famílias.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA