InícioMaranhãoCom Mais Cirurgias, Hospital Regional de Chapadinha ultrapassa os 1.500 procedimentos eletivos

Com Mais Cirurgias, Hospital Regional de Chapadinha ultrapassa os 1.500 procedimentos eletivos


No último fim de semana, foram 398 intervenções oftalmológicas

No último fim de semana, o Hospital Regional de Chapadinha chegou à marca de 1.588 procedimentos eletivos realizados em 2020. O número expressivo deve-se ao Programa Mais Cirurgias, iniciativa do Governo do Estado executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Somente no último fim de semana, foram 398 intervenções oftalmológicas, nas especialidades de catarata e pterígio. 

“O programa Mais Cirurgias tem proporcionado importante impacto na qualidade de vida dos beneficiados. Apesar da pandemia e da suspensão por um período, temos conseguido atender em diversas especialidades, como por exemplo ortopedia, cirurgias gerais e as oftalmológicas”, afirmou o diretor clínico, Ronan Nascimento. 

No sábado (05), foram 76 cirurgias de catarata e outras 54 de pterígio. No domingo (06), o quantitativo de procedimentos subiu para 99 de catarata e 39 de pterígio. Além destes, o Regional de Chapadinha também intensificou a realização de cirurgias nos dias 21 e 22 de novembro com intervenções oftalmológicas, assim como as ortopédicas e gerais de colecistectomia, histerectomia e hernioplastia. 

O Mais Cirurgias no Hospital Regional de Chapadinha é esperança de qualidade de vida para a população das regiões do Baixo Parnaíba e Itapecuru. Lançado em janeiro deste ano, o programa tem como missão realizar aproximadamente 20 mil procedimentos até o fim do ano. As cirurgias beneficiarão pacientes adultos que estavam aguardando pelos procedimentos. 

Um dos pacientes contemplados foi Alberto Carlos, de 34 anos, natural da cidade de Chapadinha. Segundo ele, a intervenção ajudará a melhorar a sua qualidade de vida. “O preço médio de uma cirurgia deste tipo é de R$ 1.500,00. Eu só tenho a agradecer, pois o pós-operatório também foi muito bom e todo feito aqui mesmo em Chapadinha, sem a necessidade de ter que me deslocar para São Luís”, disse. 

O Mais Cirurgias acontece de modo simultâneo em 12 hospitais da rede SES: Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Hospital Dr. Juvêncio Mattos, Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), todos localizados em São Luís; Hospital Regional de Chapadinha; Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon; Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias; Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá; Hospital Regional de Timbiras; Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês; Hospital Macrorregional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro; Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz; e Hospital Regional de Balsas.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA