Informar e receber de forma qualificada bem os turistas são os principais objetivos dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), espaços administrados pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR). O estado possui 9 CATs, que estão localizados no Aeroporto (2) e Rodoviária de São Luís, no Espigão e nas cidades de Raposa, São José de Ribamar (2), Cujupe (Alcântara) e no Aeroporto de Imperatriz.
Em 2020, os colaboradores dos CATs atenderam 11.462 pessoas, fizeram a distribuição gratuitamente de materiais promocionais como guias turísticos, mapas dos polos turísticos do Maranhão, contendo informações sobre diversos atrativos do estado.
O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, explicou que em 2020, a Setur entregou a população maranhense, três Centros de Atendimento ao Turista, sendo dois em São José de Ribamar e um no Aeroporto de Imperatriz.
“Nós realizamos parceria com a prefeitura do município de São José de Ribamar, onde entregamos dois CATs reformados e revitalizados, com novas sinalizações turísticas e com profissionais qualificados através de cursos de atualização ofertados pelo setor de Qualificação da Setur. E ainda em 2020, inauguramos o CAT no aeroporto de Imperatriz (MA), que além do balcão de informações e do passaporte da Chapada, foram lançados diversos materiais promocionais específicos da região, como mapa turístico detalhado, folder com informações da Chapada das Mesas e lançamos o vídeo promocional mostrando as belezas e a diversidade desse polo turístico” explicou o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior.
Segundo a coordenadora dos Centros de Atendimentos aos Turistas, Fernanda Guterres, apesar do ano atípico por conta do novo coronavírus, as atividades dos CATs passaram por algumas adaptações, e constantes aperfeiçoamentos para atender às demandas após o período.
“Em 2020, nós conseguimos desenvolver várias atividades nos nossos Centros de Atendimento ao Turista (CAT). Podemos destacar a abertura de novos Centros de Atendimento ao Turista, circuitos guiados, press trips, contratação de estudantes, que estão estagiando sob supervisão de técnicos da Setur, assim possibilitando aprendizagem e renda”, afirma Fernanda Guterres.
A coordenadora dos CATs, destacou a importância de receber o turista de forma qualificada. “Os nossos 36 atendentes, entre funcionários e estagiários foram capacitados com cursos de atualização e atendimento ao turista, somando 9 módulos e 40 h/aulas. Assim se formos capazes de encantar nossos visitantes certamente eles retornarão em outras ocasiões trazendo a família e amigos para conhecer nossos encantos”, frisou Guterres.
E para encerrar o ano de 2020, foi realizado um edital do programa de reconhecimento para os atendentes dos CATs, onde será realizada uma cerimônia de premiações no dia 19 de janeiro.
Horários de Funcionamento dos Centro de Atendimento ao Turista (CAT):
• CAT no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís: todos os dias, 24h e o externo e o anexo de 11h as 17h;
• CAT no Terminal Rodoviário de São Luís: devido a reforma, esse mês de janeiro o CAT está fechado, no dia 01 de fevereiro irá retornar as atividades normalmente funcionando de segunda a segunda, das 07h às 19h;
• CAT no Espigão, localizado na Península: Possui horários de funcionamento variados: as terças-feiras a quartas-feiras, das 14h30 às 19h, as quintas-feiras, das 10h às 19h, as sextas-feiras e sábados, das 10h às 20h, e nos domingos e feriados, das 15h às 20h;
• CAT no Viva Raposa: funciona diariamente, segunda a segunda das 07:30 as 17:30;
• CAT no Cujupe – Alcântara – Funciona diariamente, das 8h às 18h, nos horários de funcionamento dos Ferry Boat;
• CATs em São José de Ribamar – Funciona diariamente, das 8h às 17h;
• Cat de Imperatriz – Funciona de acordo com os horários dos voos.
Lembrando que em todas as unidades, os atendimentos são realizados apenas com utilização de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e há́, ainda, a limpeza constante das dependências.