InícioMaranhãoCasarão 247 da Rua da Palma está para adoção pelo projeto Adote...

Casarão 247 da Rua da Palma está para adoção pelo projeto Adote um Casarão

Casarão 247 da Rua da Palma está para adoção pelo Projeto Adote um Casarão (Foto: Divulgação

O casarão 247 da Rua da Palma é um típico sobrado colonial cercado de características arquitetônicas e azulejar de influências portuguesas. Erguido entre o final do século XVIII e meados do século XIX, o sobrado traz consigo uma série de mistérios que circundam a sua história. De um lado, o seu enredo tece sobre o início da urbanização da cidade de São Luís, no qual o casarão abrigava um importante empreendimento do centro da cidade, onde eram comercializadas mercadorias de luxo trazidas nas grandes embarcações vindas de Lisboa, em Portugal.

Os relatos históricos apontam que o casarão se tornou ponto de referência para o comércio varejista de São Luís. O estilo dos sobrados acompanha a tendência arquitetônica da cidade, com estrutura construída em dois pavimentos: o primeiro alojava os serviços da casa e o segundo a intimidade dos seus moradores.

Em um outro ângulo da história, o sobrado surge sendo ocupado por uma família italiana, natural de Gênova, que possuía abundantes riquezas materiais. Apesar de sua atuação no comércio local, há relatos de que o casarão acomodou, por muito tempo, um esconderijo de tesouros transportados de Roma. Longe do que se imaginava, entre os tesouros guardados pelo casarão estavam ervas, temperos, especiarias, ingredientes frescos, vinhos e outros tipos de preparações, marca da cultura italiana. Pães, queijos, carnes de cabra, alcachofras e alho-poró também eram considerados preciosidades no período de urbanização da cidade.

Ao certo, não se tem registro do que realmente funcionou no casarão. O que se sabe é que o sobrado – que nasceu no momento de auge do ciclo econômico do algodão e do arroz no Maranhão – permaneceu ao longo de décadas em desuso até sediar a Delegacia de Costumes e Diversões Públicas.

Com área de 746,28 metros quadrados, o casarão está localizado no bairro de Desterro, que faz parte do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da cidade de São Luís, tombado e protegido nas esferas estadual, federal e mundial. O bairro segue então sob a proteção do Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Paisagístico do Maranhão (DPHAP), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O casarão da Rua da Palma agora está para adoção pelo projeto Adote um Casarão, um dos eixos de ação do programa Nosso Centro. Por meio da adoção, o sobrado deverá ser destinado à promoção de atividades comerciais, educacionais, empreendedorismo, tecnologia, hotelaria ou locação habitacional.

“O projeto Adote um Casarão dá ao novo adotante a oportunidade de escrever uma nova história a respeito do sobrado, garantindo a preservação do patrimônio e a valorização da história de um casarão que se destaca pela sua representatividade na história da cidade”, destacou o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry.

Os interessados em adotar o casarão devem realizar a inscrição até o dia 17 de agosto com o envio da proposta de adoção.

O edital está disponível no site da Secid (www.secid.ma.gov.br), na aba Nosso Centro.

As visitas ao casarão podem ser feitas às terças-feiras, das 14 às 17h, e às quintas-feiras, das 8 às 12h.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=314825">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA