InícioMaranhãoCaravana Mais Turismo leva cursos e informações para trade da Baixada Maranhense

Caravana Mais Turismo leva cursos e informações para trade da Baixada Maranhense


Mais Qualificação e Turismo capacitou profissionais na região da Baixada (Foto: Divulgação)

O Polo Lagos e Campos Floridos, localizado na Baixada Maranhense, recebeu nos dias 1 a 5 de março a Caravana Mais Turismo, promovida pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur). A ação tem como objetivo fomentar, qualificar e desenvolver o turismo. A iniciativa envolveu todos os atores da cadeia produtiva do segmento local, além de autoridades municipais.

A região é formada por vastos campos naturais, cerrados, babaçuais, lagos, rios e estuários que se estendem por quatro municípios inclusos no Mapa do Turismo Brasileiro: Arari, Penalva, Cajapió e Conceição de Lago Açu.

Durante a semana foram desenvolvidas ações de cadastro de artesãos e trade, formalização no Cadastur, reuniões técnicas, cursos de qualificação, levantamento dos atrativos turísticos e, ainda, Blitz de Combate à Exploração Sexual Infantil através do Programa Mais Infância, Mais Turismo. 

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, a ação tem o propósito de promover melhoria dos negócios e empreendedores turísticos locais.

“Com essas orientações, o nosso trade terá condições de ampliar ou mesmo aprimorar seus conhecimentos. Com isso, ganha a população e os visitantes, que serão melhor recebidos”, relatou o secretário de Turismo, Catulé Júnior.

A moradora de Conceição de Lago Açu e aluna do curso de Técnicas de Comercialização e Vendas de Artesanato, Taynara Brandão, agradeceu a oportunidade. “O curso nos proporcionou aprendizados sobre o artesanato, é uma oportunidade de a gente estar se reinventando nesse período tão complicado”, agradece a aluna.

“Nós temos um potencial turístico muito grande com os nossos Lagos. Precisamos priorizar o melhor serviço de atendimento ao Turista. Com o curso nós estamos preparados para melhor atender o visitante”, afirmou o aluno do curso Qualidade no atendimento para bares e restaurantes, Rosinaldo Ferreira.

Qualificação

Com foco na qualificação profissional dos prestadores de serviços que atuam na atividade turística, o Programa Mais Qualificação, Mais Turismo, desenvolvido pela Superintendência de Qualificação Profissional, qualificou 111 profissionais com os cursos gratuitos.

Os cursos oferecidos foram: ‘Informações Turísticas’, ‘Qualidade no Atendimento Para Bares e Restaurantes’, ‘Técnicas de Comercialização e Vendas no Artesanato’, ‘Mídias Sociais para Promoção do Turismo’ (carga horária de 10 horas); ‘Organização e Operacionalização de Roteiros Turísticos’, ‘Elaboração de Projetos no Turismo’ (carga horária de 20 horas); ‘Qualidade no Atendimento’ (carga horária de 4 horas). Ao final de cada curso gratuito, os alunos receberam os certificados de conclusão.

Blitz Mais Infância, Mais Turismo combate a exploração sexual de crianças (Foto: Divulgação)

Cadastur

Além das qualificações, 36 profissionais foram sensibilizados para realizar ou renovar o Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Turismo (Cadastur). A ação teve como resultado a efetuação de 12 cadastros, entre novos ou renovados. Na oportunidade, a Coordenação o Cadastur no Maranhão também executou o treinamento de técnicos municipais.

Mais Infância, Mais Turismo

Durante a Caravana, técnicos da Setur percorreram empresas do comércio local realizando a Blitz Mais Infância, Mais Turismo, com o objetivo de sensibilizar a população e coibir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, com foco nos polos turísticos maranhenses.

Regionalização

A Superintendência de Regionalização da Setur realizou levantamento dos atrativos turísticos da região e também desenvolveu reuniões técnicas com a Instância de Governança (IGRs), com a finalidade de informar sobre os mecanismos de atuação das IGRs e Mapa do Turismo Brasileiro. Estiveram presentes os gestores municipais de Turismo de cidades da região Médio Mearim e da Baixada Maranhense: Bacurituba, Pindaré Mirim, Santa Helena, Arari, Cajapio, Pedro do Rosário, Santa Inês, Miranda do Norte, Peri Mirim, Viana, Pinheiro e Matinha.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA