Em continuidade aos encontros que têm como objetivo debater o futuro do Programa Escola Digna e a destinação dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) com educadores de todo o estado, a Caravana Escola Digna 2.0 chegou, nesta quarta-feira (25), à Região Sul do estado e reuniu mais de 500 profissionais da educação da Unidade Regional de Educação de Balsas.
Durante a ação, o secretário Felipe Camarão tem dialogado com educadores e dirigentes municipais sobre a mais adequada aplicabilidade desses recursos, promovendo um espaço de ampla e democrática discussão entre os atores educacionais de todo o estado.
“O estado do Maranhão receberá, muito provavelmente já no ano de 2023, quase R$ 4 bilhões relativos ao precatório do Fundef. Um valor que foi indevidamente repassado a menor, entre 1998 e 2006. Esse recurso é para o estado e deve ser destinado 100% para investimentos na educação. Então, com esses diálogos, o intuito do Governo do Maranhão é construir a aplicação desses recursos de forma democrática, como se fosse uma espécie de orçamento participativo. Esta é uma conquista dos profissionais da educação do Maranhão”, disse o secretário.
Felipe Camarão explica, ainda, que o intuito é destinar 60% desse recurso para os profissionais da educação e 40% para investimentos em educação e, a partir das discussões e proposições dos educadores, será construído um Projeto de Lei que será apresentado, ainda este ano, à Assembleia Legislativa do Maranhão, com o plano de Aplicação desses recursos, tornando essa destinação obrigatória à próxima gestão estadual.
“Nós estamos debatendo sobre como usar esse recurso de maneira democrática, com os professores expressando como querem que esse recurso seja utilizado. E com as Caravanas, vamos construir uma Lei Estadual para ajudar os municípios na gestão desses recursos dos precatórios que chegarão ao Maranhão”, complementou Felipe Camarão.
Em Balsas, a Caravana Escola Digna 2.0, permitiu a escuta de dirigentes municipais de educação e educadores dos 14 municípios da Regional: Alto Parnaíba, Balsas, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso.
Durante o encontro, o vice-prefeito e secretário municipal de Educação de Balsas, Celso Henrique, destacou o trabalho realizado pelo Programa Escola Digna, que tem inspirado a gestão municipal.
“Sabemos que o Governo do Maranhão tem desenvolvido um grande trabalho, não só no município de Balsas, mas em toda a região Sul e no estado. Nós aqui na secretaria de Educação de Balsas temos copiado muitas ações que o Governo do Estado tem realizado e vemos a transformação da educação maranhense. Transformação essa que é de longo a médio prazo e traz a base de uma educação libertadora, que precisa acontecer para que o Maranhão continue esse caminho de libertação do que era há tempos atrás”, disse Celso Henrique.
Reconhecimento também expressado pelo prefeito do município de Riachão, Ruggero Felipe. “Quando se faz com amor, se faz bem feito. Parabenizo-o pelo belo trabalho, pela forma como tem administrado a educação do Maranhão”, diz o prefeito.
Entre as diversas proposições para a aplicação dos recursos, sugeridas pelos educadores da regional de Balsas, estão: construção de quadras cobertas nas unidades escolares e aquisição de material esportivo; climatização; implantação de energia solar e implantação de laboratórios da Base Nacional Comum Curricular.
“Para nós esse é um momento de muita emoção e alegria, pois, por meio dessa reunião, discutimos sobre todas as nossas necessidades e eu acredito que, a partir dessas ‘Caravanas’, vamos poder trabalhar melhor e assim concretizar alguns dos nossos sonhos – como a implantação do Laboratório de Ciências”, destacou Arlete de Souza, que é professora de Biologia no município de São Pedro dos Crentes.
Já o gestor escolar Cristiano Oliveira, do município de Fortaleza dos Nogueiras, propôs a criação de espaços de atenção emocional nas regionais. “Eu gostaria que fosse investido e criado em cada URE um espaço de ajuda aos professores, com atendimento psicológico e emocional, destinado aos ativos e inativos. Pois, gente cuida de gente, e você [secretário Felipe] está cuidando muito bem”, disse o gestor escolar.
Escola Digna em Nova Colinas
O secretário Felipe Camarão aproveitou a passagem pela Região Sul do Maranhão para entregar a reforma da Escola Municipal Iramita Canãa Brasileiro, realizada por meio de convênio entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura Municipal de Nova Colinas.
“Só temos um pedido a favor, para que a gente cuide bem desse patrimônio que é de todos, é público. E anuncio que nós voltaremos, em breve, para acompanhar e entregar as reformas da quadra e da biblioteca da escola”, afirmou o secretário Felipe Camarão.
A obra recebeu investimentos da ordem de mais de R$ 500 mil, executados na recuperação de cobertura; instalações: elétricas, hidráulicas e sanitárias; climatização e pintura geral. Reforma esta que beneficiará mais de 400 estudantes do Ensino Fundamental nova-colinense.
O prefeito de Nova Colinas, Josei Rego, agradeceu pela reforma feita em parceria com o Governo do Estado e destacou a importância de um ambiente escolar requalificado. “Estou muito grato com essa parceria. Conseguimos essa vitória”, concluiu o prefeito Josei.
< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=317151">>