
Está em fase de finalização a obra de implementação e otimização do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) na Avenida Mário Andreaza, no bairro Cohajap, em São Luís. Foram executados 1.263 metros de rede coletora de esgoto e 30 ligações domiciliares. A obra faz parte do planejamento da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) para atingir as metas da universalização estipuladas pelo Marco Legal do Saneamento Básico e envolve um investimento de mais de R$ 743.809,21.
Para amenizar os transtornos causados, o serviço de implementação da rede coletora de esgoto utilizou o método não destrutivo, ou seja, de modo subterrâneo, em que é evitado, ao máximo, a escavação e a interdição da via. Por meio deste método, não houve alteração no tráfego da região com a manutenção das duas faixas livres para o trânsito.
A CAEMA reforça que, apesar dos transtornos temporários causados pelos serviços, o destino e tratamento corretos do esgoto têm impacto direto na melhoria da qualidade de vida da população. É fundamental lembrar que os benefícios são a longo prazo e envolvem a redução de doenças, preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.
Status da obra
Os técnicos continuam os trabalhos executando os últimos reparos nos poços de visita. Na próxima semana, a previsão é que sejam realizados testes na rede de esgotamento sanitário para garantir a funcionalidade da mesma.
A CAEMA destaca o papel fundamental da população nesse processo, já que é obrigação de cada empreendimento garantir a ligação com a rede.
< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=319157">>