“Hoje eu aprendi que devemos conservar os alimentos, não o deixar fora da geladeira por muito tempo e mantê-los sempre conservados em sacos ou depósitos limpos. Fora isso, passei a repensar meus hábitos no que diz respeito ao reaproveitamento dos alimentos”, disse a professora da Creche Esperança, Raimunda Santos, 54 anos, que participou nesta sexta-feira (4) da capacitação realizada no Banco de Alimentos, da Sedes.
O Banco de Alimentos é um equipamento de segurança alimentar coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) e possui uma função importante além da entrega de alimentos: capacitar as pessoas que recebem a doação para o uso correto do alimento sem desperdício. O encontro de hoje foi para promover hábitos saudáveis voltado para pessoas assistidas pelo Banco de Alimentos, entre: representantes, manipuladores de alimentos e voluntários.
Na oportunidade, foram ensinadas diversas receitas com alimentos da estação no território maranhense, e que também são saudáveis e nutricionais para o momento atual de pandemia da Covid-19. Para a secretaria adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan), Lourvidia Caldas, a capacitação é importante para trabalhar a manipulação correta dentro do aproveitamento integral dos alimentos.
“Considerando que nós estamos em uma fase de finalização das ações de capacitação do Banco de Alimentos, hoje nós estamos com pessoas que não puderam durante o ano de 2020 fazer um dos cursos que foram ofertados. Portanto, mais uma vez, o banco oferta a possibilidade de uma aprendizagem significativa dentro da produção de alimentos. Essas pessoas sairão daqui e serão multiplicadores nas comunidades onde estão inseridas”.
Receitas de bolos, sucos e sobremesas saudáveis foram ensinadas, como explica Carolline Abreu, nutricionista do Banco de Alimentos. “Nós ensinamos o suco de manga, enriquecido com a cenoura. Bolo de macaxeira feito usando farinha de rosca e farinha da semente da abóbora e também bolo de banana feito com semente da abóbora. Então, são alimentos que ajudam a fortalecer nosso sistema imunológicos que para o nosso momento atual é muito importante”.