Cores, confetes, música e muito glitter formaram o cenário do “Carnaval da Alegria”, celebrado pelo Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi), equipamento que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Além da festa de celebração à vida, os participantes contaram com programação de desfile de fantasias e de escolha do rei e da rainha do Carnaval.
“O Carnaval é uma ótima oportunidade para eles se envolverem na vida social e comunitária. Participar dessas atividades como dançar, cantar ou assistir festanças, ajuda a melhorar aspectos como a saúde mental e emocional desses idosos, além de proporcionar um momento de diversão e alegria”, disse a diretora administrativa do Creaispi, Erislene Almeida.
Participaram da atividade cerca de 100 pessoas, entre idosos que são atendidos pelos serviços de referência à pessoa idosa, como também convidados e colaboradores que atuam no equipamento. A programação faz parte das iniciativas de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), que busca aliar assistência terapêutica capacitada e ações de promoção ao bem-estar, inclusão, socialização e autoestima.
Entre uma marchinha de carnaval e outra, o “Carnaval da Alegria” do Creaispi também serviu de palco para o desfile de fantasias dos mais diferentes tipos, assim como de escolha do rei e da rainha.
Eleita rainha do “Carnaval da Alegria”, Neuza Maria Coelho Leite, de 63 anos, disse que gosta de participar de todas as atividades realizadas pelo Centro de Referência. “O Creaispi é um local que eu gosto muito de frequentar. É onde eu faço tratamento para a minha saúde física e mental. Os profissionais e trabalhadores são atenciosos e estão sempre prontos a nos ajudar”, compartilhou.
Para o psicólogo Fábio Nóbrega, programações como a do “Carnaval da Alegria” têm diversos benefícios. “Além da oportunidade de lazer, os participantes podem se permitir a terem interação com outras pessoas, com resgate da cidadania que ajuda a romper com situações de solidão, por exemplo”, afirmou.
Creaspi
Inaugurado em 2022 pelo Governo do Estado, o Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi-MA) é um serviço que busca ofertar atendimento integral, além de garantir exames de Ecocardiograma, Ultrassom geral e especializado, eletrocardiograma, eletroencefalograma, Mapa, Holter, além de consultas nas áreas de cardiologia, psiquiatria, dermatologia, geriatria, entre outros serviços.
Post Views: 9