- PUBLICIDADE -

Maranhão

Alimentação saudável nas escolas é debatida durante a Semana Mundial da Alimentação

Publicados

em

Semana Mundial da Alimentação (Foto: Divulgação)
Semana Mundial da Alimentação (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional, reuniu-se nesta quarta-feira (13) com gestores e professores da rede Estadual de Ensino para promover debates sobre a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas escolas de forma intersetorial. A ação faz parte da programação da Semana Mundial da Alimentação e tem como objetivo debater e discutir a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), como tema transversal nas escolas públicas estaduais, visando melhor qualidade de vida para toda a comunidade escolar.

De acordo com a secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvídia Caldas, esse trabalho é fruto da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que originou o Caderno Pedagógico. O Caderno Pedagógico é um guia para orientar os professores da rede pública estadual para trabalharem com o tema ’Educação Alimentar’, em todas as disciplinas escolares.

“Esse evento de hoje reúne professores, gestores escolares e representantes das Unidades Regional de Ensino (UERs) da rede pública para juntos elaborarmos um plano de aplicação do Caderno Pedagógico dentro das escolas e de acordo com as especificidades de cada uma”, explicou Lourvídia Caldas.

Leia Também:  Maranhão participa do 23º Fórum de Governadores da Amazônia Legal

Uma das palestrantes, a doutora em Nutrição e Saúde Pública, a professora Maria Tereza Borges Frota, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), reforça que a discursão da educação alimentar e nutricional nas escolas é fundamental para o desenvolvimento acadêmico dos alunos.

“A ideia é que professores incorporem o conceito da alimentação saudável nas disciplinas, dentro da sala de aula, fazendo com que os alunos tenham como escolha a alimentação saudável e nutricional para um melhor desempenho educacional”.

A professora Edilene Vale Batalha, gestora do Centro Educacional Benedito Leite, falou da importância em participar do evento que traz a discursão da alimentação saudável para dentro das escolas.

“Para nós, enquanto instituição educacional, é um prazer participar deste encontro que nos orienta sobre a alimentação nutricional no âmbito escolar e assim contribuir com o melhor aprendizado dentro e fora da sala de aula”, disse.

Semana Mundial da Alimentação (Foto: Divulgação)

Como parte da programação da quarta-feira, houve palestra para os alunos do Centro Educa Mais Dr. Luiz Sérgio Cabral Barreto, de Paço do Lumiar, sobre Alimentação saudável, sustentável e classificação dos alimentos segundo os tipos de processamento. A oficina foi ministrada pelos alunos da UFMA. Ainda na escola, foi ministrada Oficina de Alimentação Saudável e Sustentável pela equipe do SESI.

Leia Também:  Governo entrega equipamentos para escolas Estaduais de Porto Velho; alunos destaque no Enem são premiados

A programação da Semana Mundial da Alimentação se estende até sexta-feira (15). Este ano, o tema definido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) foi: “Nossas ações são o nosso futuro: Melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”.

Segue programação da Semana Mundial da Alimentação:

Quinta-feira (14), das 8h às 18h
– Oficina regionalizada com os agricultores
Local: Orienta Eventos – Rua das Laranjeiras, Jardim Renascença.

Sexta-feira (15), das 8h às 12h
– Oficina regionalizada com os agricultores
Local: Orienta Eventos – Rua das Laranjeiras, Jardim Renascença.

– Ação Banco de Alimentos
Local: Avenida Jerônimo de Albuquerque, 53, Cohafuma.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=322022">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
Propaganda
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA