InícioMaranhãoAgricultores familiares da Grande Ilha comercializam 6,5 toneladas de alimentos pelo Procaf

Agricultores familiares da Grande Ilha comercializam 6,5 toneladas de alimentos pelo Procaf

Entrega de produtos do Procaf. (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (9), agricultores familiares dos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar realizaram a comercialização de 6,5 toneladas de alimentos por meio do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf). Os alimentos foram doados para o Banco de Alimentos do Governo do Estado.

A entrega foi feita pelo Clube de Mães dos Agricultores do povoado Pindoba (Paço do Lumiar), Associação dos Pequenos Agricultores Rurais de Raposa e Associação Beneficente dos Moradores do povoado Santa Maria e dos Apicultores, Agricultores e Pescadores (São José de Ribamar).

A superintendente de Comercialização da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Viviane Anchieta, explicou que o Procaf funciona da seguinte forma: o Governo do Estado, por meio da SAF, compra a produção da agricultura familiar e entrega esses alimentos para as redes socioassistenciais dos municípios para serem distribuídos para famílias que mais precisam. “É um programa que compra de quem produz e distribui para quem precisa”, pontuou.

O Procaf foi criado pelo Governo do Estado e é executado pelo Sistema SAF, permitindo a compra de produtos da agricultura familiar por dispensa de licitação.

Entrega de produtos do Procaf. (Foto: Divulgação)

O agricultor familiar Manoel da Conceição, conhecido como Seu Messias, do povoado Santa Maria, município de São José de Ribamar, tem orgulho em fazer parte desse projeto e relata que seus produtos são todos fresquinhos nos dias de entrega. “Eu cultivo alface, milho, feijão, cheiro verde, macaxeira e outras culturas e tenho a felicidade de dizer que tudo que eu entrego é de qualidade e fresquinho, colhido no dia da entrega”, declarou Seu Messias.

Daniela Arraes, coordenadora do Banco de Alimentos do Governo do Estado, explicou que o Banco de Alimentos trabalha com 64 entidades socioassistenciais e atende diretamente mais de 10 mil famílias que são beneficiadas com o projeto. O caminhão do Banco de Alimentos esteve nas entregas do Procaf para receber a produção e distribuir para as famílias carentes. O Banco de Alimentos é gerido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), através da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan).

“Nós do Banco de Alimentos trabalhamos para combater a insegurança alimentar das famílias. Dessa forma, estamos muito felizes em participar desta ação, do Procaf, porque são produtos e alimentos produzidos pelos agricultores familiares maranhenses. São alimentos de qualidade que serão colocados na mesa de nossas crianças e de famílias que mais precisam”, destacou Daniela.

A presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão, Concita da Pindoba, reforçou a importância de ações como esta para o fortalecimento da agricultura familiar e para as famílias que sofrem com a insegurança alimentar. “O Governo do Estado está de parabéns em executar projetos que valorizam a renda dos agricultores e, em contrapartida, vem melhorar a alimentação das pessoas”, afirmou.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=324545">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA