
Cerca de 1.551 embalagens vazias de agrotóxicos foram devolvidas pelos agricultores de cinco localidades do município de Ribamar Fiquene. Isso corresponde a aproximadamente 487,1 kg de embalagens de agrotóxicos que foram recebidas nos pontos itinerantes montados pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), através da Unidade Regional de Imperatriz, em parceria com a Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (ACIART) e a Secretaria Municipal de Agricultura de Ribamar Fiquene.
Os pontos itinerantes para recebimento das embalagens vazias de agrotóxicos foram instalados nos povoados de Canto da Mata, Juçara, Lajeado, São José e Senhor Vidal. Cada ponto de recebimento continha uma faixa indicando o local e sacos para acondicionamento das embalagens devolvidas.
Na segunda-feira (9), a Secretaria de Agricultura do Município realizou o recolhimento das embalagens nos pontos de coleta e as levou para a cidade de Ribamar Fiquene, onde foi feita a separação das embalagens por tamanho e status de contaminação e não contaminação.
“O recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos é a oportunidade que o agricultor tem para devolver as suas embalagens próximo a sua propriedade, sem ter que fazer um longo deslocamento até a Central de Recebimento. Devolvendo dentro do prazo e nas condições exigidas pela Legislação Estadual de Agrotóxicos (Lei nº 8.521 de 30/11/2006 e Decreto nº 23.118 de 29/05/2007), o agricultor estará cumprindo seu papel legal e evitando problemas futuros com a fiscalização”, informou André Gonçalves Ferreira, fiscal estadual agropecuário da AGED.
De acordo com André Gonçalves, a retirada dessas embalagens do campo contribuem para diminuir o risco ambiental que elas proporcionam, quando descartadas de maneira irregular. Também contribui para preservação da saúde do trabalhador rural, pois muitos ainda utilizam as embalagens para outros fins, como por exemplo, acondicionar leite, armazenar grãos, fazer a embalagem de cocho para animais, etc.
“A parceria entre a Secretaria de Agricultura do Município de Ribamar Fiquene, a AGED e a Aciart está colhendo bons frutos no munícipio. Esse já é o quinto recebimento itinerante realizado no munícipio e está mais que consolidada essa ação na zona rural”, disse o secretário municipal de Agricultura, Elissandro Miranda.
< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=324525">>