- PUBLICIDADE -
InícioMaranhãoAGED fiscaliza vazio sanitário da soja na regional de Balsas

AGED fiscaliza vazio sanitário da soja na regional de Balsas

Fiscais vistoriaram mais de 90 propriedades rurais em sete municípios do Sul do Estado. (Foto: Divulgação)

A Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) de Balsas realizou a fiscalização do período de vazio sanitário da soja para a região produtiva 1, com uma grande ação que reuniu as equipes de fiscais de Balsas, São João dos Patos e da Central.

Centenas de hectares foram fiscalizados em sete municípios do estado em observação ao período do vazio sanitário da soja para a região sul do Maranhão, que vai de 1 de agosto a 30 de setembro.

Foram aplicadas quatro autuações e oito notificações durante as fiscalizações. (Foto: Divulgação)

A equipe técnica da AGED realizou 94 fiscalizações em propriedades rurais; fez 34 levantamentos fitossanitários, especialmente para Amaranthus Palmeri; aplicou 4 autuações (3 propriedades rurais e 1 revenda) e 8 notificações (7 propriedades rurais e 1 central de distribuição); realizou coleta de amostra de soja solicitada pela UFMA, dentre outras ações.

Os fiscais da AGED prestaram orientação aos produtores sobre glifosato e o paraquate, este último com a venda e o uso proibidos pela Anvisa desde o ano passado.

Fiscais das regionais de Balsas, São João dos Patos e da Central durante a fiscalização. (Foto: Divulgação)

Ainda sobre a questão dos agrotóxicos, os proprietários dos cultivares da soja também foram orientados quanto a questão do armazenamento e devolução de embalagens vazias de agrotóxicos e afins, e do uso seguro e correto e da utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) durante a aplicação de agrotóxico.

Outro ponto abordado com os produtores foi a importância de fazer muito bem a desinfestação de máquinas agrícolas e dos cuidados com a Amaranthus Palmeri.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=320799">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA