A Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) de Balsas realizou a fiscalização do período de vazio sanitário da soja para a região produtiva 1, com uma grande ação que reuniu as equipes de fiscais de Balsas, São João dos Patos e da Central.
Centenas de hectares foram fiscalizados em sete municípios do estado em observação ao período do vazio sanitário da soja para a região sul do Maranhão, que vai de 1 de agosto a 30 de setembro.
A equipe técnica da AGED realizou 94 fiscalizações em propriedades rurais; fez 34 levantamentos fitossanitários, especialmente para Amaranthus Palmeri; aplicou 4 autuações (3 propriedades rurais e 1 revenda) e 8 notificações (7 propriedades rurais e 1 central de distribuição); realizou coleta de amostra de soja solicitada pela UFMA, dentre outras ações.
Os fiscais da AGED prestaram orientação aos produtores sobre glifosato e o paraquate, este último com a venda e o uso proibidos pela Anvisa desde o ano passado.
Ainda sobre a questão dos agrotóxicos, os proprietários dos cultivares da soja também foram orientados quanto a questão do armazenamento e devolução de embalagens vazias de agrotóxicos e afins, e do uso seguro e correto e da utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) durante a aplicação de agrotóxico.
Outro ponto abordado com os produtores foi a importância de fazer muito bem a desinfestação de máquinas agrícolas e dos cuidados com a Amaranthus Palmeri.
< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=320799">>