O projeto Mercado das Artes iniciou as obras de reforma e adequação do casarão nº 155, localizado na Rua Portugal, no Centro da cidade. O novo empreendimento é vencedor do edital 001/2019, referente à concessão de imóveis da ação Adote um Casarão, do Programa Nosso Centro.
Para o casarão são previstos quatro ambientes principais: o Museu do Azulejo, um restaurante, uma cachaçaria e um salão de eventos. A decoração será composta por obras de arte e produtos de artistas maranhenses, estando todas à venda, para além da exposição.
Segundo o adotante do casarão, Lucas Araujo, o objetivo do projeto é promover um ambiente caloroso, em que é possível trocar experiências culturais sobre a cidade. “Vamos criar um ambiente aconchegante que promova a produção artística e cultural de São Luís, do Maranhão e do Nordeste”, enfatizou.
Araujo destacou, ainda, a importância do Programa “Adote um Casarão” no processo de concretização do Projeto “Mercado das Artes”. “O casarão, a sua arquitetura e localização completam perfeitamente o nosso empreendimento que visa, sobretudo, a preservação da cultura da cidade”.
O casarão 155, da Rua Portugal, vai contar com recursos de acessibilidade e inclusão para que todos os visitantes locais e turistas possam ser acolhidos, principalmente os que possuem alguma necessidade especial ou dificuldade de locomoção.
O secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, destacou a importância da ação estadual Adote um Casarão. “Com a concessão desse imóvel, o Governo do Maranhão visa reduzir os vazios urbanos de forma sustentável, explorar as potencialidades locais, estimular a maior circulação de pessoas na localidade, bem como gerar empregos e renda aos maranhenses”, afirmou Jerry.
Geração de emprego e renda
O Projeto “Mercado das Artes” vai demandar uma equipe de diferentes colaboradores fixos e eventuais, favorecendo a geração de renda, além da atração de potenciais consumidores, de dentro e fora da cidade, para o Centro Histórico de São Luís.
“O Programa Adote um Casarão tem o objetivo de incentivar novos negócios, gerando emprego, aquecendo a economia e estimulando o fluxo de pessoas ao centro da cidade com atrativos e ações de infraestrutura e segurança, transformando a vida da população e das pessoas que ali moram”, afirmou Daniel Sombra, coordenador do Programa Nosso Centro na Secid.
Fábrica de cachaça e cerveja
Para os amantes das bebidas quentes e geladas, o Projeto “Mercado das Artes” visa, também, destacar a produção de bebidas originárias de São Luís. Para isso, o casarão abrigará um cenário de fábrica de cachaça e cerveja sob responsabilidade de uma destilaria e uma cervejaria local.
< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=319955">>