Um espaço que vai reunir em um só lugar culinária, artesanato, oficinas, lojas, shows e diversão. Essa é a proposta do Shopping Rua Grande, empreendimento que está sendo construído no prédio onde funcionava a antiga sede de Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A construção do shopping na principal rua comercial da capital maranhense é uma das sete obras de reforma de imóveis em execução no Centro Histórico de São Luís, por intermédio do programa Adote um Casarão.
Iniciativa executada pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), dentro do conjunto de ações do programa estadual Nosso Centro, o Adote um Casarão funciona da seguinte forma: a Secid lança editais com a finalidade de identificar pessoas físicas ou jurídicas, de direito privado, com ou sem fins lucrativos, que tenham interesse em recuperar e utilizar esses casarões para uso comercial e cultural por dez anos, renováveis por mais cinco anos.
A ideia é fomentar o empreendedorismo e ocupar imóveis em desuso de propriedade do Governo do Estado. No caso da antiga sede da Seduc, o adotante foi o empreendedor Marcos Antônio, de 52 anos. Pernambucano de nascimento, há cerca de três décadas Marcos Antônio mora em São Luís, onde já desenvolveu investimentos em diversos segmentos.
O empresário avalia que o estado acertou ao oportunizar a terceiros um espaço ocioso que vai gerar muitos empregos e novas oportunidades em uma região historicamente importante.
“Eu acho que foi uma excelente iniciativa, porque o prédio tava depredado. O governo fazendo isso foi uma excelente ideia. Hoje aqui vai dar vida, vai gerar emprego e vai ser muito bom”, ressaltou Marcos Antônio.
Só durante a reforma, a obra vai gerar mais de 170 empregos formais. Mas a perspectiva do adotante é que o Shopping Rua Grande amplie ainda mais o número de postos de trabalho.
“A entrega desse prédio representa muita coisa. A primeira delas é a quantidade de empregos. O prédio estava abandonado e nós queremos fazer daqui um empreendimento para dar emprego realmente a muita gente”, frisou o empreendedor.
De acordo com Marcos Antônio, o shopping popular vai ter 50 lojas, praça de alimentação com wi-fi zone, entre outras novidades.
“A minha ideia é transformar isso em um grande empreendimento. Aqui você vai ter lojas masculinas, lojas de semijoias, lojas de celular, óticas, restaurante, praça de alimentação, banco 24 horas… Vamos ter muita coisa aqui dentro em um só lugar”, pontuou Marcos Antônio.
Nosso Centro
Maior pacote de obras e investimentos na região central de São Luís, o Programa Nosso Centro tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural ao mesmo tempo em que promove o Centro da cidade de São Luís como espaço democrático.