
Saúde integral do homem e a prevenção de agravos foi o tema da oficina Juventude em Ação pela Prevenção, nesta segunda-feira (30), promovida pelo Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, em parceria com o Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação da Criança e do Adolescente (Funac). Ação desenvolvida em alusão ao Novembro Azul que visa combater vários tipos de câncer agravados em especial por falta de higiene.
Convidados para palestrar, Patrício Barros e Marcelo Matos debateram com 149 participantes, dentre eles 70 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, 42 servidores da Funac das cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Imperatriz e Timon, e demais convidados em geral. O webinário foi mediado pela psicóloga, Nelma Pereira.
No tema principal, a saúde do adolescente e do jovem em privação de liberdade, foram discutidos os principais cuidados e os riscos em contrair doenças como câncer de boca e câncer de pênis, além da importância em manter a saúde mental equilibrada.
Nas falas dos palestrantes parte das doenças contraídas na velhice são adquiridas na juventude o que liga um alerta sobre a prevenção. “É um grande desafio atender a saúde de pessoas em privação de liberdade, quando a saúde mental fica comprometida, as emoções estão relacionadas a respostas positivas aos estímulos externos. Para o público em privação de liberdade, devemos diminuir os riscos de doenças mentais, garantindo um atendimento humanizado”, comenta Marcelo Matos.
Patrício Barros reforça que o Novembro Azul é um alerta para outros tipos de doenças bem comum ao público masculino. “Esse público tem mais chances de câncer de pênis e boca. Um dos fatores determinantes é a falta de higiene e sobre o câncer de próstata se há casos na família os cuidados devem ser redobrados”, destaca.
As questões levantadas pelos adolescentes foram principalmente sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e câncer de boca.
Para Lucia Diniz, diretora técnica da Funac, a instituição está em pleno movimento para que as políticas públicas intersetoriais sejam realizadas. “Existem muitas demandas com o órgão de saúde para uma pactuação mútua pelo bem-estar dos adolescentes em privação de liberdade”, afirma.
A chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro, agradeceu a participação de todos no primeiro Webinário. “Destaco a atividade como estratégia motivadora para compartilhamento de experiências, foi emocionante”, declara.