InícioMaranhãoAdolescentes da Funac participam de palestra com defensores públicos sobre justiça social

Adolescentes da Funac participam de palestra com defensores públicos sobre justiça social


Adolescentes puderam refletir sobre o papel da Justiça na sociedade e do papel deles enquanto cidadãos (Foto: Divulgação)

Em comemoração ao Dia Mundial da Justiça Social, os adolescentes do Centro Socioeducativo de Internação do São Cristóvão, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), participaram de uma palestra com os defensores públicos Edson Zamba e Victor Hugo Siqueira, sobre Justiça Social abordando o papel da Defensoria Pública do Maranhão e de que forma ela pode auxiliar e servir à sociedade.

Um bate-papo irreverente e com músicas que levassem os socioeducandos a refletirem sobre o papel da Justiça na sociedade e de seu papel enquanto cidadãos, foi dessa forma que o defensor Victor Hugo Siqueira, da 4º Vara do Tribunal do Júri em São Luís conduziu a palestra. “Estar aqui no Centro Socioeducativo e conhecer a realidade deles é muito importante para nós do sistema de justiça, para tentar mudar nossa visão de como nós atuamos em função deles. Trazer como metodologia músicas que retratam a temática de justiça social e esperança contribuem para que eles possam fazer uma reflexão sobre o ato infracional e recomeçarem uma nova vida”, afirma o defensor Victor Hugo.

Os defensores esclareceram que a instituição oferece, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica aos cidadãos que não possuem condições financeiras de pagar pelas despesas de tais serviços. Além disso, explicaram que o órgão promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação de vulnerabilidade social.

A psicóloga Silvia Vale, que acompanhou a atividade, ressalta que a palestra foi muito esclarecedora e o defensor se aproximou da linguagem dos adolescentes, não usando o juridiquês, o que facilitou a interação. “Foi uma palestra muito importante para os educandos, pois trabalhou de forma dinâmica, o conceito de justiça, e práticas de justiça, pois justiça não é só o que consideramos justo, mais aquilo que é passível de avaliação e está dentro das normativas do direito”, comenta.

Os adolescentes avaliaram de forma positiva a ação e que foi uma tarde de muito aprendizado e troca de conhecimentos. “Conhecemos mais sobre as atividades desenvolvidas pela Defensoria e a atuação do defensor público. A forma que ele abordou a temática de justiça social nos encantou pois pudemos fazer uma reflexão e debater sobre direitos, através das músicas”, destaca um socioeducando.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA