InícioMaranhãoAções da Economia Solidária fortalecem agricultura familiar em Paulino Neves

Ações da Economia Solidária fortalecem agricultura familiar em Paulino Neves


Plantação de milho no povoado São Domingos em Paulino Neves (Foto: Divulgação)

As ações do Governo do Estado seguem avançando em todas as regiões. O programa Maranhão Desenvolvido, Mais Justo e Solidário impulsiona cadeias produtivas para que pequenos produtores possam gerar renda. Além da realização de feiras e formações com base nos princípios econômicos solidários, o programa desenvolvido pela Secretária de Estado do Trabalho e da Economia Solidária do Maranhão (Setres) também realiza um trabalho de acompanhamento com beneficiários do programa.

Em Paulino Neves, no povoado São Domingos, as ações da economia solidária fortalecem agricultores e agricultoras. 

A agricultora Eliene Dias é uma das beneficiadas pelo programa e conta que após receberem capacitações, puderam aprimorar seus conhecimentos para que pudessem gerar renda. “Esse trabalho de acompanhamento é muito importante. Hoje a gente consegue produzir nosso próprio sustento, vendê-los e termos nossa renda garantida”, afirmou. 

No local, há produções no ramo da piscicultura, horta e hortifruti. “Essa já é a nossa terceira safra. Daqui, já conseguimos produzir cerca de 2 toneladas em produtos totalmente orgânicos”, acrescentou a agricultora. 

Criação de peixes gera renda a cerca de 15 famílias locais (Foto: Divulgação)

O secretário do Trabalho Jowberth Alves ressalta a autonomia criada pelos empreendimentos econômicos solidários para geração de renda e sustento. “Não se trata apenas de uma visita in loco, mas de podermos ver as ações do Governo Flávio Dino transformando a realidade das famílias maranhenses. É gratificante observamos resultados concretos, mostrando que eles podem gerar sua renda e dali também retirar seu próprio sustento”, afirmou o gestor. 

Maranhão Desenvolvido, Mais Justo e Solidário
Com o projeto, o Governo do Estado, por meio da Setres, está fazendo a inserção produtiva das populações que se encontram em situação de extrema pobreza no Maranhão. As ações são realizadas através do fortalecimento de pequenos empreendimentos com viés econômico-solidário, em várias regiões do estado. Desta forma, a gestão estadual implementa ações estratégicas de desenvolvimento da gestão, produção, comercialização e consumo nos empreendimentos, a partir das potencialidades econômicas de cada localidade.

Por meio da iniciativa, centenas de pessoas estão sendo beneficiadas com capacitação, assessoria técnica e consultoria para autogestão e formalização de seus empreendimentos. Os pequenos produtores recebem, ainda, materiais de insumo, equipamentos e qualificação para melhorar a qualidade de seus produtos, agregar valor e ampliar a produção.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA