
A programação da Semana Mundial de Alimentação promovida pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), foi encerrada nesta sexta-feira (15) com uma ação no Banco de Alimentos. A ação reuniu catadores da Ceasa que ouviram palestra sobre como fazer o aproveitamento integral de frutas, verduras e legumes, além de degustaram comidas feitas a partir do aproveitamento destes itens e também receberam uma cesta com alimentos.
A coordenadora do Banco de Alimentos, Daniella Arraes, destacou a importância da ação realizada no local nesta sexta-feira. “Hoje atendemos estas pessoas que diariamente estão aqui na Ceasa. É importante mostrar para elas como podem aproveitar integralmente os alimentos, o que vai ajudar na saúde de toda a família. Estas pessoas estão em extrema vulnerabilidade e ficamos felizes em dar a nossa colaboração”, disse.
A secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourividia Caldas, falou sobre a Semana Mundial e também sobre a ação no Banco. “Tivemos uma semana extremamente produtiva, com diversas ações tendo como foco a necessidade de fortalecer a política de segurança alimentar no Estado. Tivemos palestras e várias oficinas com os mais variados públicos e agora encerramos aqui, no Banco de Alimentos, que tem sido fundamental nesta política, levando para mais de 50 entidades alimentos saudáveis e mostrando para as pessoas como fazer o aproveitamento integral destes alimentos”, explicou.
A dona de casa, Maria Rita, estava entre as pessoas que foram beneficiadas com a ação no Banco. “Passo aqui na porta quase todo o dia e hoje estamos aqui aprendendo as maneiras de aproveitar o alimento que conseguimos. A vida tá muito dura e uma ação como essa nos ajuda a levar comida para nossa casa”, disse Maria Rita.
Desde a sua inauguração, em 2019, o Banco de Alimentos já arrecadou mais de 700 toneladas de alimentos junto aos parceiros do projeto. Cerca de 10 mil pessoas e 50 instituições são beneficiadas com a distribuição dos mantimentos. O Banco possui equipe de nutricionistas, técnicos e demais profissionais que fazem a coleta, seleção, processamento e distribuição de alimentos que são captados junto à rede de doadores.
O titular da Sedes, Márcio Honaiser, destaca o trabalho realizado na Secretaria visando o fortalecimento da política de segurança alimentar. “Parabenizo a todos os envolvidos na Semana Mundial de Alimentação. Fazer chegar às pessoas em vulnerabilidade social uma alimentação saudável e de qualidade tem sido um dos objetivos do Governo do Estado. Aqui na Sedes trabalhamos no fortalecimento da política de segurança alimentar. Dentro desta linha, ampliamos a rede de Restaurantes Populares, implantamos o jantar a R$ 1 nos restaurantes e estamos ampliando o nosso Banco de Alimentos. Cuidar das pessoas em vulnerabilidade social é a nossa grande missão”, disse.
< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=322302">>