Linda Brasil participa da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ em Brasília

Publicado em: 24/10/2025 12:27

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) participa, nesta quinta-feira, 23, em Brasília, da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+. O evento volta a ser realizado após quase dez anos, com a retomada do diálogo entre o poder público e a sociedade civil organizada.

Segundo Linda Brasil, a conferência, promovida pelo Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, representa um espaço essencial de escuta, construção coletiva e fortalecimento da democracia.

“Esse é um momento fundamental para fortalecer a democracia e a construção de políticas públicas voltadas à igualdade e à dignidade das pessoas LGBTQIA+. É um momento ímpar, que se reflete, inclusive, na atuação da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, uma instância inédita na gestão pública, que representa um grande avanço para a promoção da dignidade da população LGBT+ em um período de grandes desafios”, afirmou a deputada.

Entre os principais objetivos da 4ª Conferência estão o enfrentamento à violência e à discriminação, a ampliação do acesso a direitos fundamentais, como saúde, educação, trabalho e segurança, e a promoção da inclusão e da cidadania plena.

De acordo com parlamentar, o evento também discutirá a avaliação e o aprimoramento do Plano Nacional de Promoção dos Direitos LGBTQIA+, além de propor diretrizes para orientar estados e municípios na implementação de políticas efetivas de respeito à diversidade.

“O Brasil ainda é o país que mais mata a população LGBT+, no mundo. Nós temos dados aterrorizantes com indicação de que 90 % das mulheres trans e travestis estão, ainda hoje, compulsoriamente, na prostituição, por um processo de exclusão e falta de oportunidades.

Além disso, a população trans tem uma expectativa de vida de 35 anos de idade. Isso é inadmissível e a gente precisa mudar esse cenário”, avaliou a parlamentar.

Para Linda Brasil, a conferência vai além de um encontro institucional: simboliza a reafirmação da luta contra o preconceito e a exclusão, e o compromisso coletivo com um Brasil diverso, justo e livre de discriminação.

“Mais do que um evento, a Conferência representa a reafirmação da luta contra o preconceito e a exclusão, e o compromisso coletivo com um Brasil diverso, justo e livre de discriminação”, reforçou.

 

Foto: Ascom

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SE

Compartilhar

Faça um comentário