Compartilhar

Leilões trazem melhor da genética bovina e reúnem compradores de todo o Brasil em Roraima

Publicado em: 06/11/2025 08:42

A 44ª edição da Expoferr Show (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima) abriu espaço para o melhor da genética bovina, com a realização de cinco grandes leilões oficiais que movimentam o Parque de Exposições Dandãezinho, em Boa Vista. Os eventos realizados na Arena do Leilão reúnem criadores, investidores e compradores de diferentes regiões do Brasil.

Ao todo, estão sendo leiloados mais de 200 animais de alto padrão genético, das raças Nelore, Sindi e Tabapuã, em pregões organizados por fazendas e grupos de referência no Brasil.

A estimativa é de que os leilões movimentem mais de R$ 5 milhões em negócios diretos e indiretos.

O vice-governador e secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, destacou que os leilões da Expoferr são fundamentais para o fortalecimento do agronegócio roraimense. “São uma oportunidade para alavancar a nossa pecuária. O Governo de Roraima está comprometido em apoiar iniciativas que promovam a modernização e a competitividade da produção, garantindo mais desenvolvimento e renda para os produtores e famílias do nosso Estado”, afirmou o vice-governador.

O coordenador de leilões da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Teylor Filgueiras, explicou que além de movimentar a economia, os leilões têm incentivado o aprimoramento genético dos rebanhos e ampliado o acesso dos criadores locais a novas tecnologias e mercados.

“Esses eventos fortalecem a confiança do produtor e atraem novos investidores para checar a qualidade genética que Roraima vem desenvolvendo nos últimos anos. A expectativa é superar as marcas anteriores e consolidar a Expoferr Show como o maior evento de negócio agropecuário da região Norte”, afirmou.

O destaque desta quarta-feira, 5, foi o leilão Joias do Chicão, realizado pelo Grupo São Pedro e que ofertou 40 lotes com gado Nelore. Para Virgílio Júnior, um dos organizadores do evento, o leilão traz o melhor que foi feito pelo grupo para a Expoferr.

“Os animais ofertados são resultado de um trabalho consistente de melhoramento genético, reforçando a credibilidade dos criadores e a confiança dos compradores. A expectativa é que seja um leilão de alto nível, com excelente participação e boas médias de venda”, avaliou.

O pecuarista Marcelo Araújo veio de Uberaba, em Minas Gerais, e foi um dos participantes interessados em comprar um dos lotes do leilão. Araújo destaca que investir em melhoramento significa.

“A gente vê que leilões como este que está sendo promovido aqui [na Expoferr Show 2025] mostram que a pecuária no Norte do Brasil está em outro patamar. Estou em busca de animais prontos para acelerar o desenvolvimento das minhas fazendas e levar qualidade para o meu rebanho”, disse.

Na quinta-feira, 6, será realizado o Leilão Amigos da Genética, promovido pela Roraima Leilões e comandado por Lucas Pontel, reunindo 38 reprodutores e cinco matrizes prenhes das raças Nelore e Sindi. Para o leiloeiro, a qualidade do rebanho apresentado confirma o avanço da pecuária no Estado.

“A nossa expectativa é uma das melhores possíveis, sendo que a gente sabe que estamos numa alta da rouba do gado, motivando ainda mais os produtores de bezeiro a buscar animais melhoradores para melhorar ainda mais talvez o que já é bom em sua fazenda”, adiantou Pontel.

Outros leilões

A programação começou na segunda-feira, 4, com o Leilão Fazenda Toscana, do criador Aluízio Vieira, que ofertou 40 lotes da raça Nelore.

Na quinta-feira, 7, a Fazenda Laguna, da produtora Juliana Defanti, apresentou 45 lotes Nelore selecionados pela produtividade e qualidade genética.

Encerrando a série, no sábado, 8, foi realizado o aguardado Leilão Tabapuã FIG, de Luiz Figueiredo, com 45 lotes da raça Tabapuã, conhecida pela rusticidade, docilidade e excelente desempenho na produção de carne. O evento fechou a programação com grande público e alta procura pelos animais ofertados.

Expoferr Show 2025

Maior e mais tradicional feira agropecuária do Norte do Brasil, a Expoferr Show 2025 (44ª Exposição-feira Agropecuária de Roraima) está sendo realizada entre os dias 4 a 8 de novembro no Parque de Exposições Dandãezinho, localizado na BR-174 sentido Norte, na zona Rural de Boa Vista.

Pela primeira vez, o evento é realizado pelo Governo de Roraima com recursos do Governo Federal, repassados pelo Ministério do Turismo. A expectativa é que mais de 500 mil pessoas passem pela feira e que o volume de negócios durante os cinco dias de evento chegue à marca de R$ 1 bilhão em prospecção.

A Exposição-feira contará com a apresentação total de 36 artistas locais, distribuídos na Arena do Rodeio e no Espaço da Cultura Local, e oito artistas nacionais. Depois de Taty Girl, Murilo Huff e Natanzinho Lima, se apresentam Forró Anjo Azul (06/11), João Gomes e Manu Bahtidão (07/11), Zé Felipe e Pablo (08/11).

Fonte: Agência de Notícias do Estado de RR

Faça um comentário