Internos da UP Aquiraz recebem o primeiro aulão preparatório para o Enem PPL 2025
                31 de outubro de 2025 – 12:26
                                      #internos #PPL 2025 #Preparatório Enem #Primeiro aulão #UP Aquiraz 
                            
Natasha Ribeiro – Ascom SAP  – Texto 
            
Os aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) tiveram início nas unidades prisionais do Ceará. A iniciativa é promovida pela Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc). A preparação, que iniciou no fim de outubro, seguirão até o mês de dezembro em 18 unidades prisionais, distribuídas na Região Metropolitana de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. Ao todo, 24 professores participarão da iniciativa.
A abertura dos aulões, na Unidade Prisional de Aquiraz, contou com a participação de um interno integrante do projeto de leitura “Histórias que Libertam” e do programa de reforço escolar. O interno — que antes atuava como professor em escolas públicas — abriu o evento com uma fala inspiradora sobre o poder transformador da educação, mesmo em situação de privação de liberdade, e ministrou dicas de redação voltadas para o exame, compartilhando técnicas e orientações práticas para os participantes.

A Coordenadoria de Educação da SAP realizou a inscrição de mais de sete mil internos e internas para esta edição do Enem PPL, cujas provas ocorrerão nos dias 16 e 17 de dezembro de 2025. O objetivo da ação é oferecer aulas com conteúdos específicos exigidos no exame, desenvolver estratégias pedagógicas voltadas ao perfil dos participantes, estimular a participação ativa e promover a troca de conhecimentos dentro das unidades prisionais.
O coordenador da educação da SAP, Rodrigo Moraes, fala sobre as ofertas educacionais em prol dos internos . “Este ano, o Enem PPL também passa a certificar, o que amplia as oportunidades de formação e acesso ao ensino superior. Atualmente, cerca de 180 internos estudam, na graduação, por meio de bolsas do Prouni, Sisu e Fies. O início dos aulões, com apoio da Secretaria da Educação, teve um momento simbólico: a abertura conduzida por um interno que é monitor de leitura e reforço escolar. Esse protagonismo demonstra que a SAP acredita no poder da educação como instrumento de ressocialização e na importância de oferecer novas oportunidades a todos”, pontua.

A diretora da EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, Sirlândia Dantas, fala da importância do aulão. “A Escola foi criada para atender exclusivamente à escolarização dentro das unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza. Hoje, damos início a mais uma edição dessa ação que antecede os exames nacionais, reforçando o compromisso com a educação e o aprendizado dos internos. As aulas acontecem durante dez meses do ano e representam uma oportunidade real de transformação. Que todos aproveitem ao máximo este momento, participem ativamente e alcancem grandes resultados, conquistando a certificação do ensino médio e avançando para o ensino superior”, disse.
O interno da unidade prisional de Aquiraz (UP Aquiraz), Demétrio Rocha, comemora a oportunidade. “Faço parte da biblioteca da unidade e, junto com outros internos, tivemos a ideia de criar projetos voltados para a educação. Um deles é o Histórias que Libertam, no qual os participantes desenvolvem a leitura e a interpretação por meio da contação de histórias, recebendo remição de pena. Depois de 30 anos afastado da sala de aula, é uma emoção muito grande poder ministrar um aulão para o Enem. Sempre fui professor da rede pública e poder voltar a ensinar, ver o interesse e o preparo dos alunos, me faz lembrar o quanto a educação é transformadora”, afirma.
Enem PPL
O Enem PPL é uma avaliação aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que mede o desempenho de pessoas privadas de liberdade que concluíram o ensino médio. A partir dos resultados, os participantes podem concorrer a vagas no ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).
O exame é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, além de uma redação.
            
        
 
											
				 
			 
			