Intercambistas do Seduckathon vivenciam imersão em inovação em Recife
Estudantes e professores intercambistas do Seduckathon 2025 estão vivendo uma semana especial em Recife (PE). O grupo participou de entrevistas no Consulado dos Estados Unidos para emissão do visto americano, etapa que antecede o intercâmbio educacional promovido pela Secretaria da Educação (Seduc).
A viagem também foi marcada por momentos de aprendizado e descobertas, entre os dias 28 e 31 de outubro. Na capital pernambucana, os quarenta estudantes e oito professores mergulharam em uma experiência de inovação na Cesar School, instituição referência nacional em tecnologia, design e empreendedorismo.
A imersão uniu o pensamento criativo e o trabalho em equipe, aproximando os alunos do universo da prototipagem e do desenvolvimento de soluções empreendedoras. As atividades incluíram pesquisa, definição de problemas, criação de protótipos e apresentação de pitchs para uma banca avaliadora.
“A nossa manhã na Cesar School foi de imensa inovação. Tivemos o desafio de desenvolver o pitch e o meu grupo criou uma calculadora para áreas geométricas. Foi incrível unir todos para criar um projeto do zero, conectando tecnologia e criatividade”, relatou Mariane Vieira, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves.

Entre os projetos apresentados, um dos grupos idealizou uma rede social voltada à adoção de animais, buscando tornar o processo mais acessível e conectado. “Foi enriquecedor estar em um ambiente preparado para incentivar a inovação e a tecnologia. Desenvolvemos projetos voltados a resolver problemas sociais e tivemos a mentoria de professores para criar códigos, elaborar o pitch e apresentar o projeto”, contaram Aurélio e Thalisson, do Ceti José Pacífico de Moura Neto, de Teresina. “Conseguimos entender que a criação de programas deve ser simples e voltada para resolver problemas reais. Foi gratificante”, completou Aurélio.

Entrega de Kits de Viagem aos intercambistas
Após a experiência em Recife, os estudantes e professores participantes do intercâmbio educacional para os Estados Unidos receberam seus Kits de Viagem.
Cada intercambista receberá uma mala contendo notebook, tag de identificação, vestuário incluindo um kit inverno adicional com gorro, par de luvas, cachecol, peças de segunda pele, meias térmicas e moletom robusto. O material reúne itens pensados para oferecer suporte completo, identificação, segurança e condições adequadas de estudo durante a jornada de aprendizado nos Estados Unidos.

Passaporte garantido para novas experiências
A ida a Recife antecede o intercâmbio internacional nos Estados Unidos, que reunirá estudantes e professores da rede estadual em uma jornada de aprendizado e trocas culturais em instituições de referência. O grupo é formado por estudantes e professores de escolas estaduais localizadas em Cocal dos Alves, Paulistana, São Julião, Jatobá do Piauí, Itainópolis, Patos do Piauí, Pedro II, Vila Nova do Piauí e Teresina.
“A imersão em Recife foi uma etapa a mais de preparação para os nossos estudantes que irão vivenciar experiências de excelência e conectada com o futuro. Esse apoio logístico garante que nossos talentos, vindos de diversas regiões, tenham as mesmas oportunidades e voltem para serem protagonistas nas suas escolas”, pontuou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Toda a viagem incluindo passagens, hospedagem, alimentação, transporte e seguro é custeada pelo Governo do Piauí, por meio da Seduc.
O Seduckathon 2025 faz parte de um programa inédito que levará, ao todo, 130 estudantes e 26 professores da rede pública estadual para seis países: Portugal, Estados Unidos, Alemanha, China, Singapura e Coreia do Sul. Além disso, 65 alunos e 13 docentes vivenciarão uma imersão científica no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro.
