Compartilhar
Integrantes da área da educação participam de capacitações em Currais Novos
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Centro de Apoio Operacional à Cidadania (Caop-Cidadania), realizou nesta quarta-feira (5) duas capacitações voltadas para a área de educação, em Currais Novos. As atividades aconteceram duranteo XI MPRN Perto de Você no município e contemplaram profissionais do transporte escolar e dos conselhos escolares,
Realizada no auditório do Fórum da cidade, a primeira atividade foi voltada para a temática do transporte escolar, com participação de gestores, como secretários de frota, e motoristas e monitores que prestam esse tipo de serviço nos municípios de Currais Novos, Cerro Corá, Bodó e Lagoa Nova. A iniciativa visa capacitar, atualizar e reciclar esses profissionais sobre as regras para a direção de transporte escolar e buscar oferecer mais segurança aos alunos que utilizam esse serviço.
O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Olinto Neto ministrou a capacitação que abordou os tipos de transporte escolar, público, privado ou particular, incluindo a categoria de aluguel. “Foram apresentadas as principais legislações e exigências aplicáveis, além de uma parte específica dedicada ao Programa Caminho da Escola, iniciativa do Governo Federal que possui regras próprias”, afirmou. A capacitação também contou com discussões sobre as situações de trânsito previstas no Código de Trânsito Brasileiro de 1997 e em suas resoluções complementares, para garantir uma abordagem completa e educativa sobre o tema.
O motorista Francisco Jailson reconheceu que esse momento de capacitação é muito importante porque reflete diretamente a realidade do cotidiano deles. “Quando o Ministério Público, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, promove uma capacitação como essa, traz muito aprendizado e clareza sobre o que podemos ou não fazer no exercício da função”, acrescentou.

























A segunda capacitação do dia foi realizada no período da tarde e teve como tema “Conselho Escolares: Um olhar restaurativo para a indisciplina e violência escolares”. Realizado no auditório das Promotorias de Justiça de Currais Novos, a iniciativa trabalhou sobre as ações preventivas e de gestão em casos de violência nas escolas e contou com ampla participação de conselheiros que trouxeram para a discussão as dificuldades enfrentadas no ambiente escolar.
A coordenadora do Caop-Cidadania e promotora de Justiça, Marcella Nóbrega, destacou que as capacitações abordaram as peculiaridades locais e a necessidade de contribuir para a melhoria da prestação desses serviços. “O intuito é fortalecer as práticas de gestão e segurança, além de estimular o diálogo entre os profissionais e gestores da educação, buscando aperfeiçoar o funcionamento das redes municipais e garantir um serviço mais eficiente e de qualidade à comunidade escolar”, comentou.









