Compartilhar
IMA lança Sistema de Geoinformação para apoiar gestão ambiental em SC
Fotos: Divulgação/IMA
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) lançou, nesta segunda-feira, 8, o Sistema de Gestão de Geoinformação (SIGeo). O objetivo da ferramenta digital é funcionar como uma plataforma de apoio à gestão ambiental no Estado por meio da integração de bancos de dados e informações georreferenciadas. Com isso se espera dar mais celeridade e assertividade a processos de monitoramento territorial, licenciamento, controle de passivos ambientais, identificação de áreas de preservação permanente, entre outros.
O lançamento contou com a participação de servidores do IMA e servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae), presencialmente, além de servidores que atuam nas Coordenadorias Regionais de Meio Ambiente do IMA (Codams), por meio de transmissão online.
Conforme o diretor de Controle e Passivos Ambientais (DCPA) do IMA, Diego Hemkemeier Silva, o SIGeo, que foi desenvolvido pela Gerência de Informações Ambientais e Geoprocessamento (Gerin), combina tecnologias modernas e uma base robusta de geoinformação. “Ao integrar geoinformação proveniente de diversas fontes, acessibilidade a mapeamentos interativos e ferramentas tecnológicas avançadas, o sistema permite facilitar a forma como a gestão ambiental é realizada, tornando Santa Catarina, mais uma vez, referência nacional na área, com suporte ao planejamento estratégico e reforço ao compromisso com a preservação dos recursos naturais”, destaca.
Diego acrescenta que haverá uma evolução contínua do sistema, já que novos documentos e dados poderão ser incluídos na base a qualquer tempo. “Com essa plataforma, o IMA se posiciona como uma referência em inovação tecnológica para a gestão ambiental, conectando dados, pessoas e ações em prol de um futuro mais sustentável”, afirma.
Decisões estratégicas

O gerente de Geoprocessamento do IMA, Djoni Antonio da Silva, destaca que o SIGeo consolida dados dispersos em uma única plataforma, o que reduz a burocracia e aumenta a eficiência das análises ambientais. “Por meio de uma interface intuitiva, é possível acessar e interpretar informações de maneira ágil e baseada em dados robustos, o que é fundamental para a tomada de decisões estratégicas”, explica.

Conforme o presidente do IMA, Josevan Carmo da Cruz Junior, o Instituto tem investido significativamente em inovação, pois essa é uma forma de tornar a implementação das políticas públicas ambientais mais eficiente. “Essa é mais uma ferramenta que corrobora esse objetivo, pois permite que um grande número de dados atualizados embase a tomada de decisão dos técnicos e gestores ambientais”, explica.
Informações acessíveis
O desenvolvimento do SIGeo prioriza a transparência, um dos pilares da administração pública, ao disponibilizar dados ambientais de forma aberta e acessível. Qualquer cidadão poderá consultar o módulo público do sistema, embora as informações tenham sido organizadas com foco no uso por pesquisadores e gestores públicos.
Ao proporcionar que qualquer pessoa interessada explore informações organizadas, confiáveis e atualizadas, o SIGeo fortalece o controle social e a participação da sociedade na preservação ambiental.
Os usuários vinculados ao IMA ou a outras instituições públicas terão, ainda, acesso a informações exclusivas, desenvolvidas para atender às necessidades específicas do setor público e otimizar a fiscalização, o planejamento e a execução de políticas ambientais.
O SIGeo já está disponível e pode ser acessado no site do IMA ou diretamente pelo endereço: https://geo.ima.sc.gov.br/
