II Feira da Agricultura Familiar do Piauí encerra com sucesso de vendas e público

Publicado em: 26/10/2025 10:09

A II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí encerrou, nesse sábado (25), após três dias de muita celebração entre agricultores, o público e expositores que conferiram a produção da agricultura familiar.

O evento, que ocorreu no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi uma verdadeira celebração da agricultura familiar piauiense, com o intercâmbio entre diversos agricultores de diferentes municípios com a comunidade acadêmica, além da exposição e a comercialização dos produtos.

Durante três dias, feira movimentou espaço Rosa dos Ventos, na UFPI (Foto: Regis Falcão)

A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, conta que foram reunidos quase 300 agricultores, que puderam participar de um verdadeiro intercâmbio e conhecer a produção de vários outros trabalhadores rurais de outras regiões. Ela afirma que a feira teve um saldo positivo de vendas.

“Avaliamos com muito sucesso porque foi um espaço de muita troca, tivemos quase 300 agricultores e expositores que puderam conhecer a produção de outros trabalhadores. Houve muito público, as vendas foram grandes, vários agricultores venderam todos os produtos. Faremos o balanço geral da comercialização, mas sobretudo foi um espaço de conhecimento, porque houve oficinas com povos do semiárido e comunidades tradicionais com discussões sobre agroecologia, mudanças climáticas, semiárido, cooperativismo, encontro da juventude rural com mais de 100 jovens presentes, inovações de tecnologia na agricultura familiar. Saímos dessa feira com saldo positivo. Podemos dizer que a feira foi um sucesso”, disse.

Show com Chambinho do Acordeon encerrou feira (Foto: Geirlys Silva / SAF)

O cantor e instrumentista Chambinho do Acordeon marcou presença pela segunda vez no encerramento da feira com muito forró, xote, xaxado e arrasta pé e agradeceu pelo acolhimento em participar desse momento único de celebrar a agricultura familiar no estado.

“Agradecemos pelo acolhimento, fico muito feliz de estar aqui pela segunda vez, trazendo o forró que, além de ser uma linguagem do povo, faz parte da trilha sonora de todo nordestino. Forró é agricultura, família e eu trago o xote, xaxado, coco e muito arrasta pé para para o público da feira”, afirmou.

Show de Chambinho do Acordeon na Feira da Agricultura Familiar (Foto: Geirlys Silva / SAF)

Chambinho possui mais do que admiração, tem o sangue da agricultura familiar nas veias, com a presença de familiares agricultores que participaram da feira. Marcilene Barbosa, artesão de Várzea Queimada, é prima de terceiro grau do artista e destacou o sucesso da feira com as vendas e divulgação realizada do seu trabalho com palha de carnaúba.

“Foi muito bom ter participado da feira, foi um momento oportuno para vender nossos produtos e divulgar nosso trabalho. É gratificante fazer parte desse grupo, porque é uma atividade que gostamos de fazer, além de tirar nosso sustento do dia-a-dia”, disse.

Artesanato de Várzea Queimada, em Jaicós, esteve presente. (Foto: Regis Falcão)

O público que participou da feira pôde encontrar uma variedade de produtos artesanais e alimentos oriundos da agricultura, além de uma infraestrutura cômoda para todos.

A nutricionista Sheila Vasconcelos foi comprar produtos na feira e ressaltou a importância de eventos como esse para fortalecer a valorização da identidade piauiense e o consumo de alimentos agroecológicos.

“Eventos como esse são necessários para nós, piauienses. Eles despertam o sentimento de pertencimento e incentivam o uso de produtos locais e agroecológicos. Os preços são acessíveis e a qualidade é excelente. A organização está de parabéns. Que venham muitas outras edições”, concluiu.

Feira foi sucesso de vendas e público (Foto: Geirlys Silva / SAF)

A II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí foi uma promoção do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Consórcio Nordeste e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O evento foi realizado pelo projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

A feira contou, ainda, com o apoio da Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Funcern), dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Piauí (IFPI), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Fonte: Agência de Notícias Estado do PI

Compartilhar

Faça um comentário