Compartilhar

Governo realiza reuniões estratégicas com parceiro internacional para articulações do Complexo Científico do Sertão

Publicado em: 14/11/2025 15:44

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), receberá representantes da La Salle Technova Barcelona para discutir estratégias de desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema de inovação da Paraíba, a partir do Complexo Científico do Sertão. Os encontros contarão com a presença da tríplice hélice e serão nesta segunda (17) e terça-feira (18), no Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, no Centro Histórico de João Pessoa.

O evento “Pacto pela Inovação no Sertão” se dividirá em dois dias de debates intensos acerca das oportunidades para o Governo, o setor empresarial e as Instituições de Ensino Superior por meio do ecossistema de inovação desenvolvido a partir do Complexo Científico do Sertão, que contempla, inicialmente, quatro cidades com os equipamentos Radiotelescópio Bingo (Aguiar), Cidade da Astronomia (Carrapateira), Vale dos Dinossauros (Sousa) e Museu de Arqueologia (Cajazeiras).

No primeiro dia, a parte da manhã está programada para os encontros com reitores, pró-reitores e representantes das Instituições de Ensino Superior da Paraíba, partindo da premissa de que a pesquisa científica acadêmica tem muito a ganhar com as ações do Complexo. No segundo momento, na parte da tarde, as reuniões se voltam aos órgãos e representantes do Governo da Paraíba e dos Municípios do entorno do Complexo.

Durante o segundo dia, a parte da manhã será para os encontros com as empresas que se encaixam no setor de inovação, ciência e tecnologia; e que estão localizadas, principalmente, nos arredores do Complexo Científico do Sertão. Por fim, a programação finaliza com uma reunião geral, envolvendo todos os eixos, para concatenar as ideias discutidas até então.

A La Salle Technova Barcelona é o órgão consultor, responsável por guiar as reuniões mediadas pela Secties. Essa é uma instituição de referência em ecossistemas de inovação e desenvolvimento que apoia, à nível mundial, desde startups até a instância governamental na criação de polos inovadores. Esta é uma oportunidade de apresentar o território para que esse parceiro internacional possa compreender as particularidades do Sertão paraibano e enriquecer ainda mais o melhor modelo de gestão desse novo ecossistema de inovação. 

A participação da La Salle acontecerá por meio da presença do engenheiro e doutor em Ecossistemas de Inovação Josep Piqué, presidente da instituição; além de Carlos Olsen, fundador da Global Business Innovation Intelligence, e Carina Rapetti, gerente geral da Triple Helix Association. Por parte da Secties, o secretário Claudio Furtado junto com a equipe técnica à frente do Pacto pela Inovação, além de representantes do Programa Paraíba sem Fronteiras.

Fonte: Agência de Notícias do Estado da PB

Faça um comentário