Compartilhar
Governo participa de debate sobre produção sustentável e liderança em Lavras do Sul
O governo do Estado participou, nesta quarta-feira (5/11), da solenidade de abertura do 3º Universo Pecuária, que segue até domingo (9/11), em Lavras do Sul. Referência nacional na produção agropecuária, o Rio Grande do Sul busca fortalecer o debate sobre sustentabilidade na pecuária e liderança no campo, ampliando o uso de tecnologias e práticas de agricultura de precisão para elevar os índices de produtividade do setor.
O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, participou do evento em nome do governador Eduardo Leite. Em seu pronunciamento, Brum destacou que o encontro reforça a qualidade do rebanho gaúcho, majoritariamente de origem europeia, com alta capacidade de adaptação às condições da região.
“Lavras do Sul movimenta cerca de R$ 200 milhões em negociações devido ao gado, o que contribui para a geração de empregos, renda e novas oportunidades no campo, além de impulsionar a economia regional e estadual”, afirmou o secretário.
Para Brum, o evento – que atrai compradores e investidores de diversas regiões do Rio Grande do Sul – amplia o alcance dos negócios e fortalece a imagem da pecuária gaúcha.
O secretário observou ainda que o Universo Pecuária desperta o interesse por uma expansão da produção pecuária no Estado, especialmente diante da possibilidade de redução das áreas de soja em função das oscilações de preço no mercado. “Existe uma demanda reprimida, e o preço do gado está em alta devido à menor oferta. Esse cenário indica potencial para o crescimento da pecuária, com ganhos de eficiência e sustentabilidade”, salientou.
Debate sobre liderança
O painel “Encontro de Lideranças do Pampa Gaúcho”, realizado no primeiro dia do evento, reuniu produtores, empresários e representantes de instituições públicas e privadas. Promovido pelo Sebrae RS e pelo Sindicato Rural de Lavras do Sul, o encontro teve como objetivo estimular a integração entre setores, promover o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento regional, com foco na valorização das potencialidades do Pampa e no protagonismo das lideranças locais.
A iniciativa também destacou a importância do Programa LÍDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, que busca formar lideranças capazes de atuar de maneira colaborativa e estratégica para o crescimento sustentável dos territórios.
– Foto: Eliezer Falcão/Ascom Sedec
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, participou do painel e ressaltou o valor de programas como o LÍDER, que fortalecem a articulação entre o poder público, o setor produtivo e o terceiro setor.
“Participar desse projeto é reafirmar o compromisso do governo com o desenvolvimento das regiões e com as pessoas que lideram esse processo. O LÍDER é uma ferramenta transformadora porque une propósito, cooperação e resultados. Quando formamos lideranças engajadas e preparadas, impulsionamos o fortalecimento econômico e social de todo o Rio Grande do Sul”, afirmou Polo.
Texto: Ascom Seapi e Ascom Sedec
Edição: Secom
