Governo Leite entrega 182 veículos para Agentes de Desenvolvimento do Programa Família Gaúcha

Publicado em: 30/10/2025 19:48

O governo do Estado realizou, nesta quinta-feira (30/10), a entrega simbólica de 182 veículos a Agentes de Desenvolvimento da Família (ADFs) contratados para a execução do Programa Família Gaúcha. O ato ocorreu durante o encerramento da capacitação dos ADFs e contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza e do titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel, além de representantes dos municípios que aderiram ao programa.

O programa busca o enfrentamento das vulnerabilidades sociais e a emancipação social de famílias em estado de pobreza e extrema pobreza. No total, são 314 agentes, que irão atender mais de 10 mil famílias.

Gabriel falou sobre a importância do programa para evitar que grupos sociais sejam condenados à pobreza. “A origem não deve determinar o futuro de ninguém. Dependendo do lugar onde as pessoas nascem, ficam condenadas a viver na pobreza, assim como as próximas gerações. Quando se fala em prosperidade material e saída da pobreza, é preciso lembrar que ninguém prospera sozinho: além de competência, é necessário apoio”, analisou.  

O vice-governador destacou o diferencial do Família Gaúcha. “Esse programa não é perene, dura 22 meses. Então, temos esse tempo para tirar essas famílias da miséria. É uma iniciativa que, diferente de outras, tem porta de saída. E os agentes do programa têm um papel fundamental nisso”, disse.  

“A entrega dos veículos é uma ação que busca proporcionar acompanhamento mais ágil e eficaz. Estamos capacitando protagonistas da transformação da sociedade, que irão construir novos futuros para muita gente”, destacou Fantinel.

Os veículos serão distribuídos entre os 177 Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de referência dos ADFs e para os coordenadores. A aquisição foi feita por meio de contrato de locação firmado pelo Centro de Integração Empresa-Escola Sul (Ciee/RS), parceiro na capacitação dos agentes. Os automóveis ficarão à disposição do Programa Família Gaúcha pelo período de 22 meses, correspondente à duração da iniciativa.  

Automóveis ficarão à disposição do Programa Família Gaúcha pelo período de 22 meses
Foto: Brayan Martins/Ascom Sedes

Capacitação  

Com carga horária de 20 horas, o treinamento abordou aspectos técnicos e metodológicos do programa, desde o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) até o uso do sistema informatizado que acompanha metas e resultados. A programação, que se iniciou na terça-feira (28/10) e foi até esta quinta (30/10), também contou com vivências práticas e apresentações das secretarias estaduais parceiras – Saúde, Educação, Habitação, Trabalho e Desenvolvimento Profissional e Mulher, além da Defensoria Pública. Houve também momentos de integração entre os participantes.

Durante o encontro, foram apresentadas informações sobre como deverá ser realizado o acompanhamento das famílias e acerca do uso do sistema informatizado desenvolvido para o registro de metas e resultados apresentados. 

Programa Família Gaúcha  

Iniciativa inédita no âmbito do governo estadual, o Programa Família Gaúcha foi desenvolvido pela equipe técnica da Sedes, com a cooperação da Unesco, e combina estratégias já utilizadas com sucesso em outros Estados e países, além de inovações metodológicas.

A aposta é na articulação entre diferentes esferas de governo – em comitês locais, municipais e estadual – para enfrentar de forma integrada os múltiplos desafios impostos pela pobreza – em áreas como assistência social, saúde e educação. 

A emancipação será reconhecida para as famílias que atenderem a 15 subcritérios estabelecidos. Antes, não havia programa estadual que acompanhasse de perto famílias em pobreza e extrema pobreza e que buscasse sua emancipação social.  

A fim de que as famílias consigam acompanhar seu progresso e entender o processo de emancipação do programa, a elas será entregue uma ferramenta semelhante a um tabuleiro didático, que será preenchido com o ADF nas visitas realizadas. 

Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom

Fonte: Agência de Notícias do Estado do RS

Compartilhar

Faça um comentário