Compartilhar
Governo do Piauí avança na regularização fundiária com entrega de 106 títulos definitivos de terras em Teresina
O governador Rafael Fonteles entregou, nesta segunda-feira (8), 106 títulos definitivos de propriedade a moradores do assentamento Árvores Verdes, durante solenidade realizada no tatersal Freitas Neto, na Expoapi. A ação reforça o avanço da regularização fundiária em Teresina e amplia o número de famílias que agora passam a ter segurança jurídica sobre suas moradias.
O governo está prestes a alcançar a marca de 100 mil títulos emitidos no Piauí, dentre rurais e urbanos. “Estamos garantindo o direito aos que já vivem nos imóveis, sem litígio e sem questionamento judicial. A regularização permite registrar o documento em cartório, acessar financiamento e ter segurança jurídica para não sofrer problemas no futuro, especialmente na transmissão do imóvel para os herdeiros. É uma política pública essencial. Hoje o Piauí é o estado que mais emite títulos no Brasil”, disse Rafael Fonteles.
A primeira entrega de títulos no Árvores Verdes ocorreu em julho de 2024. Desde então, o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) avançou com novas etapas de levantamento técnico e atualização cadastral para contemplar moradores que ainda não haviam sido alcançados. Com a entrega desta segunda-feira, o número de títulos emitidos em Teresina ultrapassa mil documentos, beneficiando diretamente mais de 3 mil pessoas desde 2023.
A cerimônia emocionou famílias que aguardavam há décadas pelo reconhecimento oficial da propriedade. Maria Lima de Melo, moradora há 33 anos, celebrou a conquista. “Esperei muito tempo por esse título. Hoje, realizo um sonho e vou receber meu documento das mãos do governador”, frisou a moradora.
Outra contemplada, Francelina Pereira, também comemorou a entrega. “Ter o registro da minha terra era meu sonho. Agradeço a todos que ajudaram a tornar isso possível”, reforçou a beneficiada.

Segundo o diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, o órgão já tem ações em 197 dos 224 municípios. Ele detalhou os passos que serão iniciados em 2026. “Vamos começar o ano com grandes entregas em São João do Piauí, Paes Landim e São Miguel do Fidalgo. Também estamos iniciando uma estratégia de varredura por municípios, com estudos em cidades como Lagoa do Piauí, Água Branca, Monsenhor Gil e Cristino Castro”, pontuou o gestor.
O principal objetivo é usar mais tecnologia e inteligência para tornar o processo de entregas ainda mais rápido. O Interpi já beneficiou mais de 10 mil famílias nos últimos três anos e ampliou de 15 para 50 os territórios tradicionais reconhecidos no estado.
