Governo de Roraima realiza terceira distribuição de damurida na Expoferr Show 2025

Publicado em: 31/10/2025 09:18

O Governo de Roraima promoverá, durante a programação da Expoferr Show 2025 (44ª Exposição-feira Agropecuária de Roraima), a terceira distribuição de damurida no evento. Na noite de sexta-feira, 7, serão entregues 600 porções da tradicional iguaria, de origem indígena roraimense, à população.

A ação será coordenada pela Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas) e as porções de damurida serão preparadas por um grupo de mulheres indígenas das etnias Macuxi e Wapichana. O objetivo é valorizar e manter viva uma das iguarias mais emblemáticas de Roraima.

O governador Antonio Denarium convidou o público para aproveitar a degustação e ressaltou o sucesso que tem sido a distribuição do prato indígena nos eventos organizados pelo Governo de Roraima.

“A distribuição da damurida virou uma tradição nos nossos principais eventos, tanto que essa será a terceira edição da degustação na Expoferr Show. Ano passado entregamos 500 porções, e neste ano nosso objetivo é ultrapassar essa marca. É o Governo do Estado valorizando a culinária indígena”, disse.

A secretária dos Povos Indígenas, Síria Mota, reforçou o convite para a população participar da degustação e aproveitar a programação voltada à cultura e as tradições indígenas.

“Durante a Expoferr Show, o Governo, por meio da Sepi, promove uma programação especial que valoriza a cultura e as tradições indígenas. Essa programação reforça o compromisso da gestão em dar visibilidade à cultura e economia indígena, destacando a importância dos povos originários dentro da maior feira agropecuária de Roraima”, reiterou.

Sepi terá programação ativa no evento

A Secretaria dos Povos Indígenas terá vasta programação focada na cultura e nas tradições dos povos originários do Estado, abrangendo a agricultura indígena, artesanato e vivências dos povos.

Um dos destaques será a segunda edição da Feira da Agricultura Familiar Indígena, que dará espaço para a diversidade da produção rural das comunidades, que têm fortalecido a economia dessas localidades.

A feira reunirá agricultores indígenas de diversas regiões de Roraima, com destaques para comunidades dos municípios de Boa Vista, Normandia e Pacaraima.

Produtos derivados da mandioca, café, frutas, hortaliças, entre outros devem ser apresentados. A medicina tradicional também terá espaço, com presença de indígenas que atuam com a prática, fortalecendo o valor dos saberes e práticas ancestrais indígenas.

O artesanato indígena terá forte presença na programação na Expoferr Show 2025, com a exposição de itens como panelas de barro, biojoias, cestarias, artesanatos de balata e peças com grafismos feitos à base de jenipapo.

Devem participar da exposição artesãos das etnias Macuxi, Wapichana, Waiwai e Taurepang, oriundos dos municípios de Boa Vista, Bonfim, Caroebe, Normandia, Pacaraima e Uiramutã

Ainda na área do artesanato, a Sepi realizará pela primeira vez o Espaço Saber Fazer, que dará mais visibilidade para a cultura e as artes indígenas por meio da produção de peças de artesanato que serão confeccionadas na hora. A demonstração deve ocorrer nos dois últimos dias do festejo.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de RR

Compartilhar

Faça um comentário