InícioGOIÁSVestuário, agroindústria, agricultura famíliar são temas dos desafios Hackathon Goiás de Dados...

Vestuário, agroindústria, agricultura famíliar são temas dos desafios Hackathon Goiás de Dados Abertos


.

 

O Hackthon Goiás Digital 2020 recebeu 162 inscrições de interessados em participar dos desafios propostos por três instituições. A Secretaria de Saúde de Goiás apresentou três desafios para os participantes, o primeiro propõe a busca de soluções que permitam o equilíbrio entre o isolamento social, que é importante para desacelerar a transmissão do novo coronavírus, e a manutenção das atividades econômicas, para minimizar os impactos sociais como o desemprego, desafio: Equilíbrio entre Economia e Isolamento Social.

A segunda questão da SES é relacionada a possíveis surtos de doenças que podem ocorrer no Estado. O desafio Prevendo surtos de Dengue visa desenvolver uma solução/plataforma para acesso do gestor público que de alguma forma possa prever quando um município terá este surto maior de casos de dengue ou, no mínimo, alertar quando ele começar, para que com esta informação possa intervir e mitigar o número de casos.

Tendo como base as informações de dados anuais sobre óbitos, causas (CID) e municípios, o maratonista deverá encontrar uma ferramenta que possa fornecer de forma rápida e descomplicada o acesso a uma análise de Padrão de Óbitos por Município, de forma a extrair dados recorrentes de causas de mortalidade e assim a auxiliar o gestor a elaborar um planejamento estratégico de saúde para aquela região ou município.

Agroindústria e Vestuário

A Federação das Indústrias de Goiás (Fieg) trouxe para os maratonistas desafios da Agroindústria. Tendo em vista que a expressiva participação nas exportações de Goiás é de produtos em estado primário, como carnes e grãos, ou seja, com baixo valor agregado e ainda que estes produtos têm como destino principal um único país (China),  o desafio proposto é como utilizar a tecnologia para que a agroindústria possa agregar valor nos seus produtos e ampliar os países destinos.

O outro desafio é sobre a Recuperação do Setor da Moda, com a crise provocada pela pandemia da Covid 19, a indústria da moda teve sua produção paralisada e os comerciantes varejistas fecharam ou reduziram suas atividades.  Assim, o desafio é buscar uma solução tecnológica com foco na recuperação do comércio varejista da Rua 44 e a recolocação dos profissionais deste setor que se encontram disponíveis no mercado.

Agricultura familiar e rastreamento bovino

Tendo em vista as dificuldades encontradas pelos agricultores familiares em realizarem a venda e distribuição de seus produtos ao consumidor, e que com a pandemia do coronavírus, este produtores tiveram as vendas para a merenda escolar reduzidas ou canceladas,  o desafio proposto pelo Campo Lab é que os maratonistas criem uma solução para que a produção da Agricultura Familiar chegue às casas dos consumidores, considerando o  shelf live (prazo de validade/tempo de vida)  de cada produto.

O segundo desafio proposto pelo Campo Lab é referente à Bovinocultura de Corte. O cenário é a implantação da rastreabilidade no Brasil, que provocou mudanças de hábitos dos pecuaristas levando à implantação de novos processos na produção da carne bovina, e  adoção de tecnologia, sensores e treinamento. O desafio proposto é a melhoria do sistema de rastreamento, de forma a solucionar a questão de furto de animais e melhorar o método utilizado para rastrear bovinos.

Regras

Os participantes terão 24 horas (de sexta, das 15h até sábado às 15h) de maratona para desenvolver solução inovadora para os desafios apresentados. Após conhecer os desafios propostos, divulgados no dia 9, os inscritos formaram suas equipes com no máximo cinco integrantes, escolheram o desafio e apresentaram uma proposta para desenvolvimento durante a maratona. Na sexta-feira, às 14h, a equipe organizadora anunciará as 10 melhores propostas, que serão as que concorrerão na maratona, escolhidas mediante os seguintes critérios: Proposta de Valor; Criatividade; Inovação; Possibilidade de Implementação; Uso dos recursos tecnológicos disponibilizados.

Nesta edição, os participantes do Hackthon Goiás poderão contar com o auxílio de 52 mentores, que são profissionais de diversas áreas e experiências, como design gráfico, programadores e desenvolvedores de aplicações, analistas de dados, gestores de projetos e negócios, entre outros.

​ Mais informações: (62) 3201-5556 / 5502

Comunicação Setorial Sedi – Gonerno de Goiás

Fonte: Governo GO

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA