
Os Colégios Tecnológicos de Goiás realizam a entrega de 1525 conjuntos de agasalhos infantis para entidades filantrópicas e centros de assistência social em 11 cidades do estado. O projeto de Confecção de Moletons da rede de ensino mobilizou, em apenas 20 dias, 290 estudantes dos cursos de Corte e Costura, que se juntaram para produzir as peças.
A campanha que finaliza o projeto solidário é realizada até o dia 19 deste mês, nas cidades onde os cursos foram realizados. Parte da produção será entregue, ainda, à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) para distribuição em Goiânia.
O Cotec é uma rede de ensino profissionalizante do Governo de Goiás, com gestão pedagógica da Universidade Federal de Goiás, por meio da Fundação RTVE. O projeto de Confecção de Moletons foi planejado a partir da demanda dos próprios estudantes e professores dos diversos cursos de moda oferecidos nas unidades dessa rede.


Projeto solidário
Motivada ainda por notícias sobre a chegada de frentes frias em Goiás, a equipe de ensino decidiu colocar o projeto solidário em prática, como explica o gerente de Ensino do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett), Alex Vieira.
“Com a chegada do período de inverno, encontramos a oportunidade perfeita para tirar o projeto do papel. Assim, fizemos a alteração dos insumos que já são disponibilizados para a execução dos cursos de Corte e Costura, trocando os tecidos de algodão cru por moletom. Sem custos adicionais, a ação permitiu alinhar o ensino e a prática dos estudantes a uma demanda das comunidades locais”, afirma.
A iniciativa, além de proporcionar a formação técnica e profissional dos estudantes, cumpre um importante papel social, um dos pilares dos Colégios Tecnológicos de Goiás. Apesar de algumas unidades já terem promovido ações semelhantes, como a produção de brindes têxteis, camisetas e blusas, essas iniciativas foram pontuais.


Esta é a primeira vez que várias unidades se unem para desenvolver uma ação em rede. O projeto envolveu turmas de:
- Catalão,
- Campo Alegre de Goiás,
- Cidade de Goiás,
- Faina,
- Cabeceiras,
- Goianésia,
- Jaraguá,
- Trindade,
- Uruana,
- Itapuranga
- Santa Terezinha de Goiás.
“Já tivemos ações pontuais em algumas unidades, mas nenhuma teve a dimensão desta. Esta é a primeira ação desenvolvida em rede, e foi muito bem aceita. Gestores, professores e estudantes abraçaram a ideia e a desenvolveram com muito sucesso. Neste momento, chegamos ao ponto alto do trabalho em equipe. A motivação é poder atender as crianças dessas comunidades”, ressalta o gerente de Ensino do Cett, ao tratar da importância da iniciativa.
Com cursos voltados para a capacitação profissional e técnica, o Cotec promove a geração de emprego, renda e empreendedorismo em todo o estado. Atualmente, a rede é formada por 17 unidades, presentes em 16 cidades goianas, além de polos que oferecem aulas presenciais e a distância, incluindo as Unidades Descentralizadas de Educação Profissional e Inovação (Udepis), que também disponibilizam cursos nas duas modalidades.
Saiba mais
Cotecs participam da maior feira de agricultura familiar do Centro-Oeste
Secretaria de Estado da Retomada – Governo de Goiás
Fonte: Portal Goiás