As obras de reforma do Terminal Osvaldo Augustinho Cardoso, em Senador Canedo, terão início nesta terça-feira (27/05), às 10 horas. Este será o último do sistema BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera) a ser contemplado pelo projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC).
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destaca que o projeto viabiliza a revitalização de toda a infraestrutura do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera).
“O Terminal de Senador Canedo não recebe melhorias desde 2012. Ele passará por ampla modernização da sua estrutura para proporcionar mais qualidade no atendimento para quem depende diariamente do serviço de transporte público”, afirma.
Terminal de Senador Canedo
Cerca de 11 mil pessoas passam pelo terminal diariamente, utilizando 17 linhas de ônibus em nove pontos de embarque. Com previsão de conclusão até dezembro de 2025, a reforma está contemplada pelo projeto Nova Anhanguera que, entre diversos outros investimentos, está revitalizando seis terminais e 19 estações do corredor do BRT Leste-Oeste.
Durante o período das obras, o atendimento aos usuários será mantido no próprio terminal, sem a necessidade de instalação de uma estrutura provisória.
A operação do Eixo Anhanguera também permanece inalterada, com dois pontos de embarque ativos no local. Outros quatro terminais do BRT Leste-Oeste estão passando por reforma, sendo eles os terminais Bíblia, Praça A, Dergo e Padre Pelágio.
O Terminal Novo Mundo foi entregue em janeiro de 2025. Além dos terminais e estações do BRT Leste-Oeste, o projeto Nova RMTC está realizando também a renovação da frota, incluindo ônibus elétricos e a diesel e a modernização dos pontos de parada de ônibus das suas extensões.
Revitalização

Serão revitalizados os espaços internos, com nova pintura, renovação de revestimentos, pisos, portas, louças e metais. A reforma inclui ainda a criação de ambientes como novos sanitários públicos (incluindo acessibilidade para PCDs e sanitário familiar), salas de Guarda Militar, Administração e Fiscalização, além de espaços de apoio para os funcionários, como refeitório, escaninhos e sanitários internos.
A infraestrutura também será modernizada com a implantação de sala de tecnologias, central de resíduos, gerador e usina fotovoltaica. Os acessos ao terminal também serão atualizados, com área de embarque e desembarque equipada com linha de bloqueio moderna, novos sistemas de sonorização, CFTV e painéis de informação.
Mesmo não havendo a necessidade de um terminal provisório, o RedeMob Consórcio disponibilizará profissionais capacitados para orientar os usuários ao longo do processo de toda reforma, garantindo que o atendimento continue com segurança e eficiência.
As informações sobre horários de ônibus poderão ser conferidas nos painéis presentes nos pontos de embarque e também pelo aplicativo e site da RMTC.
Nova RMTC
A Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), que contempla a Nova Anhanguera, conta com investimentos do Estado, prefeituras (Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Goianira) e concessionárias que operam o serviço.
A iniciativa consiste na realização de obras de infraestrutura e renovação da frota com aquisição de ônibus elétricos, movidos a diesel e menos poluentes (padrão Euro VI), além de modelos movidos a biometano até o final de 2026, beneficiando 150 mil usuários.
Secretaria-Geral de Governo – Governo de Goiás
Fonte: Portal Goiás