Na cidade de Goiás, Caiado lança Projeto Rota da Fé, que visa fortalecer turismo religioso na cidade de Goiás (Fotos: Lucas Diener)
Na sequência da programação da transferência simbólica da capital do Estado para a cidade de Goiás, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado lançaram, nesta segunda-feira (28/07), o projeto Rota da Fé – Peregrinando pelas Igrejas de Goiás.
A iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), prevê o restauro de quatro igrejas históricas da antiga capital, com investimento superior a R$ 15 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.
“Hoje, estamos também lançando a Rota da Fé, que vai integrar o turismo religioso, que Trindade já desenvolveu e que gera forte renda e arrecadação para a cidade”, afirmou o governador Ronaldo Caiado durante o evento.
“Nossa peregrinação — a Rota da Fé na Cidade de Goiás — dará impulso ao turismo religioso e proporcionará mais renda e visibilidade às pessoas desta cidade”, completou.
Proposta é recuperar templos de valor histórico e arquitetônico, além de fomentar turismo religioso na região (Fotos: Lucas Diener)
A proposta é recuperar templos de valor histórico e arquitetônico, além de fomentar o turismo religioso na região. As obras terão início em abril de 2026 e serão conduzidas por empresas especializadas em restauro de patrimônio cultural.
A fiscalização será feita pela Secult, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Caiado ainda destacou as restaurações já realizadas pelo Governo de Goiás, como a Igreja Nossa Senhora Aparecida, do povoado de Areias e a Catedral de Sant’Ana.
“Comecei com um vínculo afetivo neste lugar familiar: a igrejinha de Areias. Sempre foi um ponto de reflexão espiritual para mim. Ela simboliza nossa fé e conexão com Deus — e foi totalmente recuperada. A Catedral de Sant’Ana é um lugar maravilhoso. Quando você entra, sente respeito. Não corre mais o risco de o teto cair sobre a cabeça”, ressaltou.
A primeira-dama Gracinha Caiado ressaltou também o vínculo pessoal com a cidade e a relevância do projeto para a preservação da memória goiana.
“Esta cidade faz parte da minha história e da nossa família. Ver essas igrejas sendo restauradas é uma emoção imensa. Estamos cuidando da alma de Goiás”, declarou.
Obras terão início em abril de 2026 e serão conduzidas por empresas especializadas em restauro de patrimônio cultural (Fotos: Lucas Diener)
Serão restauradas as igrejas de Nossa Senhora do Rosário, no distrito de Buenolândia; Nossa Senhora do Carmo; Nossa Senhora d’Abadia e de Santa Bárbara.
“É um projeto que nasce da devoção do povo e da sensibilidade do governador. Vamos cuidar dessas igrejas com o mesmo carinho com que cuidamos da nossa história”, destacou a secretária de Cultura, Yara Nunes.
Rota da Fé
A proposta da Rota da Fé surgiu após uma visita à cidade durante o Festival do Fogaréu, quando autoridades locais e lideranças religiosas chamaram a atenção para a necessidade de restauração dos templos.
“O turismo religioso vai além da economia. Ele toca corações e preserva memórias”, declarou o padre Augusto César, pároco da Catedral de Sant’Ana, que participou ativamente da articulação do projeto.
A prefeitura também será parceira na execução. O prefeito Aderson Gouveia destacou a importância do investimento.
“Desde que a capital foi transferida, vivemos uma lacuna histórica. Agora, com apoio do Estado, estamos reescrevendo essa história com dignidade e respeito”.
Visita técnica
Após o lançamento, Caiado e Gracinha visitaram a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, um dos templos que será restaurado. O local é tombado pelo Estado e pelo Iphan, e guarda elementos arquitetônicos do barroco e do neoclássico.
“As igrejas aqui na nossa querida cidade de Goiás, como também em Buenolândia, contam a origem do nosso Estado”.
“Agora vamos dar vida a uma verdadeira rota da fé, com seminários, explicações sobre cada uma dessas igrejas — o momento da construção, o quanto isso foi relevante para a nossa história, para o Estado de Goiás. E é mais vida para a nossa querida Vila Boa”, disse o governador.
Livro infantil
Ainda na agenda cultural, também foi apresentado o livro Goiás: Todas as Cores — uma publicação infantil idealizada pela Secult como parte das comemorações dos 300 anos da Cidade de Goiás, que serão celebrados em 2027.
A obra traz ilustrações para colorir com paisagens e pontos históricos da antiga capital goiana, como o Palácio Conde dos Arcos, a Igreja do Rosário e o Cine Teatro São Joaquim.
“Queremos que as crianças conheçam e amem a história do nosso Estado desde cedo. Esse livro é o início de uma série que vai levar cultura, leitura e pertencimento às novas gerações”, explicou Yara Nunes.
Os exemplares estão disponíveis na Gibiteca Jorge Braga e também podem ser baixados gratuitamente no site da Secult.