- PUBLICIDADE -
InícioGOIÁSHemorrede Pública reforça pedido de doação de sangue de fatores negativos

Hemorrede Pública reforça pedido de doação de sangue de fatores negativos

A Hemorrede Pública de Goiás se encontra com déficit de 20% no estoque ideal, que é de 2 mil bolsas. Os tipos sanguíneos com maior dificuldade de manutenção são aqueles de menor frequência na população, como os Rh negativo. Os voluntários podem se dirigir a qualquer unidade do Governo de Goiás na capital, em Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu. Para maior comodidade, o doador também efetuar o agendamento pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457.

A diretora técnica da Hemorrede, Ana Cristina Novais, reforça a importância da doação, principalmente em tempos de pandemia. “É importante destacar que a pandemia não interrompeu os atendimentos nas unidades públicas de saúde. Muitas pessoas dependem de transfusão sangue, sem contar os atendimentos emergenciais relacionados a acidentes automotivos, transplantes e outros procedimentos”, destaca.

Ana Cristina reforça que o apoio da sociedade é fundamental para reduzir o déficit dos estoques em todo o Estado de Goiás. “Temos tido um aumento na distribuição dos hemocomponentes nos hospitais estaduais. E também com o aumento de casos de Covid-19, a demanda por sangue e demais derivados aumenta”, ressalta a diretora.

Quem pode doar

Para fazer uma doação de sangue, é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. A orientação é que doadores acima de 60 anos fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco para o coronavírus.

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o coronavírus é preciso esperar 48 horas após a Coronavac e sete dias após a aplicação das demais. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar, já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

Outra recomendação é que os voluntários façam o agendamento da doação no pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457 e que não deixem de usar máscara cobrindo a boca e o nariz, para irem até o local de doação.

Serviço

Onde doar – Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz (Avenida Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra), em Goiânia, e unidades da Hemorrede no interior – Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu.

Quando doar

Hemocentro Coordenador em Goiânia – de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8h às 12h.

Unidades do interior – de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Como solicitar unidade móvel – (62) 3201-4570 | 3201-4101 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Secretaria Estadural De Saúde/Idtech

Fonte: Portal Goiás

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA