InícioGOIÁSGoiás Social realiza Feira de Oportunidades para beneficiários do ProBem

Goiás Social realiza Feira de Oportunidades para beneficiários do ProBem

Goiás Social realiza Feira de Oportunidades para estudantes universitários contemplados pelo ProBem
Goiás Social e OVG realizam Feira de Oportunidades e Evento de Inclusão do ProBem, no Centro de Convenções de Goiânia (Fotos: Diego Canedo)

O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), realiza nesta quarta-feira (27/08) a primeira edição da Feira de Oportunidades e Evento de Inclusão do Programa Universitário do Bem (ProBem), no Centro de Convenções de Goiânia.

Com entrada gratuita, a programação especial é voltada aos universitários contemplados pelo programa e será realizada das 12 às 20 horas. O evento vai reunir beneficiários veteranos e ingressantes que iniciam a jornada acadêmica no segundo semestre de 2025.

A iniciativa inédita tem como objetivo criar conexões entre os estudantes e o mundo do trabalho, fomentar o protagonismo juvenil, promover atividades de capacitação e reforçar os vínculos com os participantes do programa.

“Nosso objetivo é muito claro: ampliar oportunidades e transformar vidas. A feira é um presente para os beneficiários, um espaço para que eles se preparem ainda mais para o mercado e descubram todo o potencial que têm”, afirma a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

Durante a programação, os participantes poderão visitar estandes de empresas parceiras, participar de oficinas, se engajar em ações interativas e ainda somar pontos no Banco de Oportunidades do ProBem, sistema que beneficia os estudantes mais engajados com atividades extracurriculares e formativas.

Goiás Social realiza Feira de Oportunidades para estudantes universitários contemplados pelo ProBemGoiás Social realiza Feira de Oportunidades para estudantes universitários contemplados pelo ProBem
Iniciativa inédita tem como objetivo criar conexões entre estudantes e mundo do trabalho, fomentar protagonismo juvenil, promover atividades de capacitação e reforçar vínculos com participantes do programa (Fotos: Diego Canedo)

A Feira será dividida em ambientes interativos, no Espaço Cerrado, com estandes institucionais voltados a oportunidades de estágio, dinâmicas, sorteios e atividades sobre o universo do trabalho.

Na Arena ProBem, os visitantes poderão participar de bate-papos com convidados especiais, que vão compartilhar trajetórias inspiradoras. A programação inclui ainda oficinas na Sala de Capacitação, com temas como habilidades comportamentais, tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Feira de Oportunidades – palestras

Já no Teatro Rio Vermelho, palestras prometem inspirar e provocar reflexões profundas:

  • às 14h30, com o escritor Pedrinho Salomão, sobre Protagonismo x Escolha;
  • às 17 horas, com Rodrigo Dib, com O quê o Mundo do Trabalho Espera de mim?;
  • às 19 horas, com o psicólogo Rossandro Klinjey, que abordará o tema Não Espere a Vida te Escolher: Enxergue as Oportunidades.

“O ProBem vai muito além da bolsa. A gente cuida de cada um com carinho, acompanhando a jornada universitária de perto, oferecendo apoio e criando pontes para o futuro. Esse evento é uma celebração disso”, ressalta a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado.

ProBem

Criado na atual gestão estadual, o ProBem já beneficiou quase 50 mil universitários desde 2019, com um investimento superior a R$ 675 milhões. O programa está presente em 239 municípios e contempla estudantes matriculados em 117 Instituições de Ensino Superior de Goiás, em 110 cursos diferentes.

A seleção é feita com base no Cadastro Único (CadÚnico), garantindo que os auxílios cheguem às famílias mais vulneráveis. No processo seletivo deste semestre (2025/2), foram concedidas 5 mil bolsas de estudo, sendo 3.750 parciais e 1.250 integrais.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2024, indicam que Goiás tem a maior taxa de jovens de baixa renda, com idade entre 18 e 24 anos, cursando ensino superior no Brasil. O estado lidera o ranking nacional, com 19% dos estudantes com renda de até meio salário mínimo per capita, inscritos em instituições de ensino.

“As bolsas concedidas pelo Programa do Goiás Social tiveram impacto significativo para esse destaque e é isso que queremos: continuar oferecendo políticas públicas que mudem a vida daqueles que mais precisam”, conclui Gracinha Caiado.

Serviço

Assunto: Feira de Oportunidades e Evento de Inclusão ProBem
Quando: Quarta-feira (27/8), das 12h às 20h
Onde: Centro de Convenções de Goiânia (Espaço Cerrado e Teatro Rio Vermelho) – Entrada gratuita para beneficiários veteranos e ingressantes do ProBem

Saiba mais

Estado alcança maior taxa de jovens de baixa renda no ensino superior brasileiro em 2024

Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) / Goiás Social – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA