InícioGOIÁSGoiás poderá exportar abóbora para os Estados Unidos

Goiás poderá exportar abóbora para os Estados Unidos


Uma missão técnica do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) está em Goiás com a finalidade de analisar as medidas de controle fitossanitário, quanto ao Sistema de Mitigação de Riscos da praga Anastrepha grandis (mosca das frutas), em cultivos de cucurbitáceas. Objetivo é viabilizar a importação de abóbora de Goiás para aquele país.

Integram a comitiva americana, as auditoras Melody Maxwell e Thereza Barros, que estão acompanhadas pela coordenadora geral de Fiscalização e Certificação Fitossanitária Vegetal do Ministério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento (Mapa), Edilene Cambraia Soares. A visita é coordenada pela Superintendência Federal da Agricultura em Goiás (SFA-Goiás) e pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). A abertura dos trabalhos foi feita pelo titular da SFA-Goiás, José Eduardo de França, e pelo diretor de Defesa Agropecuária da Agência, Sérgio Paulo Coelho.

A produção goiana de abóbora e melancia teve rápido crescimento nos últimos anos. Graças ao trabalho de orientação técnica realizado pela Agrodefesa aos produtores e à implementação do Sistema de Mitigação de Riscos (SMR) para combate da principal praga das cucurbitáceas, o Estado conquistou reconhecimento do Mapa para exportação de frutos frescos, por produtores de 13 municípios. O maior volume de exportação é para países da América Latina, mas tem potencial para ampliar o leque de importadores.

Programação

As atividades da missão técnica da USDA foram iniciadas na última segunda-feira (9/11) em Goiânia, com reunião na Superintendência Federal da Agricultura (SFA-Goiás). Na ocasião, a gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Daniela Rézio e Silva, e o coordenador do Programa de Sistema de Mitigação de Risco, engenheiro agrônomo Mário Sérgio de Oliveira, apresentaram o SMR desenvolvido pela Agência. Da SFA-Goiás, a auditora fiscal Claudini Vieira Deboni Caixeta discorreu sobre as atribuições do Mapa na fiscalização e na validação do Sistema.

No período da tarde, a comitiva visitou o Laboratório de Análise de Amostras da Universidade Federal de Goiás (UFG) com acompanhamento também dos técnicos da Agrodefesa e da SFA-Goiás. Os integrantes da missão conheceram os procedimentos utilizados no laboratório, com foco em estrutura física,  equipamentos e análises.

Nesta terça-feira (10/11), a missão visitará três áreas de produção de abóbora, nos municípios de Uruana, Carmo do Rio Verde e Jaraguá. As auditoras serão acompanhadas pelo coordenador do SMR e pelo fiscal estadual agropecuário, engenheiro agrônomo Jean Carlos Saavedra, da Unidade Regional Rio das Almas (Ceres) da Agrodefesa. A missão do USDA visitará também áreas de produção no Estado de Minas Gerais.

Mais informações: (62)3201-3546

Agrodefesa – Governo de Goiás
 

Fonte: Governo GO

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA