O serviço de geriatria do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) conta com profissionais que atuam no aspecto assistencial e educacional para proporcionar o envelhecimento saudável dos pacientes moradores e usuários dos serviços. O envelhecimento tem como característica a heterogeneidade, no qual alguns estão ativos e funcionais e, ao mesmo tempo, outros estão acamados ou com a mobilidade comprometida. Dentro desse aspecto, entra o olhar diversificado do médico geriatra.
A equipe trabalha com foco na prevenção e tratamento de doenças e suas complicações, atendendo os moradores e pacientes externos. São várias patologias abordadas pelo profissional, entre elas, as principais doenças crônicas, que são mais comuns no envelhecimento, como diabetes, hipertensão, osteoporose, osteoartrite, síndrome demencial e outras.
A equipe trata também doenças agudas que podem ocorrer, como infecção urinária e pneumonia. O geriatra é o especialista que avalia o idoso como um todo e atua nas doenças que, por ventura, possam levar à perda de funcionalidade e qualidade de vida.
A médica geriatra Jacqueline Cássia de Castro, que está à frente dos atendimentos aos pacientes externos, ressalta a humanização e acolhida como características fundamentais no atendimento. “É preciso empatia no atendimento ao idoso. A consulta geralmente é um atendimento que demanda mais tempo, e é necessário que qualquer profissional que irá atender um idoso compreenda esse fato e consiga ter uma escuta ativa e de acolhimento.”
A profissional explica também que a geriatria do HDS atua para oferecer um envelhecimento com mais qualidade de vida e, para isso, conta com o apoio de outras especialidades. “Nós, geriatras, compreendemos que o envelhecimento é inerente ao ser humano, mas trabalhamos em parceria com outros especialistas (equipe multidisciplinar) orientando e cuidando para o que idoso envelheça com a maior autonomia possível, mantendo sua funcionalidade”, diz.
A também geriatra Isadora Crosara Alves Teixeira é responsável pelo atendimento dos 14 pacientes moradores e destaca que trabalha com foco na prevenção, sempre atenta às necessidades de cada um, buscando proporcionar bem-estar e longevidade.
Fonte: SES/Agir – Governo de Goiás
Fonte: Portal Goiás