InícioGOIÁSEstado investe em obras no Hospital São Marcos

Estado investe em obras no Hospital São Marcos


O projeto de regionalização da saúde do Governo de Goiás segue com o objetivo de levar saúde especializada para o interior do Estado. Na manhã desta quinta-feira, dia 12, o titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino, visitou o canteiro de obras para ampliação do Hospital São Marcos, em Itumbiara.

A unidade atua no enfrentamento à pandemia da Covid-19 e faz parte da rede estadual de saúde desde junho deste ano, quando foi inaugurado pelo governador Ronaldo Caiado após ter a gestão transferida para o Estado. O hospital conta com 70 leitos, dos quais 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), e atende pacientes dos municípios da Região de Saúde Sul que, por sua vez, integra a Macrorregião Centro-Sudoeste.

Agora, a unidade passa por uma reestruturação, com investimentos do Governo de Goiás nas obras na casa dos R$ 8,5 milhões. O hospital seguirá como legado para a população goiana, podendo chegar ao total de 200 leitos, dos quais 30 de UTIs. Para o secretário Ismael Alexandrino, o São Marcos dará suporte em média e alta complexidade para a população da região.

Hospital geral

“Quando inaugurado, essa unidade atuará como hospital geral, com diversas especialidades médicas, além de exames laboratoriais e de imagem”, ressaltou Alexandrino. O São Marcos também conta com equipamentos para exames de tomografia, raios X e ultrassonografia. O custo mensal da unidade será de quase R$ 8,5 milhões.

O secretário prevê que as obras devem ser concluídas até o final de dezembro, porém toda a gestão trabalha com cautela, avaliando o cenário da pandemia da Covid-19 em Goiás, para que as atividades do Hospital de Campanha deem lugar ao novo escopo clínico na unidade.

“Nós avaliamos todo o cenário, e o início dessas atividades se dará no momento certo, sem riscos para a população”. Ele lembrou ainda que, após a ativação do novo escopo clínico da unidade, toda a população da região terá mais conforto e qualidade de assistência médica, evitando o percurso até a capital para receber atendimento especializado.

Obras

O processo de reestruturação física do Hospital São Marcos conta com melhorias na acessibilidade, com rampa de acesso compartimentada em todos os quatro pavimentos. Nos terceiro e quarto andares estão sendo implantados cabeamento e canalização de água e gases, com pelo menos 60% das obras já executadas.

Três transformadores elétricos abastecem o hospital, com duas unidades consumidoras, e há projeto para construção de subestação de energia, que permitirá ainda maior desempenho elétrico para o futuro hospital regional.

Foto: Britto

Comunicação Secretaria da Saúde

Fonte: Governo GO

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA