InícioGOIÁSDaniel Vilela cresce e lidera corrida ao governo de Goiás com 26%,...

Daniel Vilela cresce e lidera corrida ao governo de Goiás com 26%, aponta Quaest

Levantamento mostra cenário amplamente favorável à continuidade da atual gestão no estado: 73% dos goianos defendem que o governador Ronaldo Caiado eleja o sucessor em 2026

O vice-governador Daniel Vilela (MDB) assumiu a dianteira na disputa pelo governo de Goiás em 2026 e aparece como favorito do eleitorado goiano, aponta a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (22/8). O emedebista registra 26% das intenções de voto, sete pontos percentuais a mais do que na sondagem divulgada em dezembro de 2024, quando tinha 19%.

O crescimento expressivo garante Daniel Vilela quatro pontos à frente do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que aparece em segundo lugar com 22%. O tucano, que disputou todas as eleições majoritárias em Goiás nas últimas três décadas, oscilou um ponto em relação ao levantamento passado, dentro da margem de erro.

Na sequência, o senador Wilder Morais (PL) soma 10% das intenções de voto e a deputada federal Adriana Accorsi (PT) aparece com 8% das menções estimuladas. O desempenho dos adversários evidencia que o vice-governador já conseguiu abrir vantagem mesmo há um ano do início do período eleitoral.

A pesquisa mostra ainda que 73% dos goianos desejam que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) faça seu sucessor em 2026, cenário que fortalece diretamente a candidatura de Daniel Vilela, que assumirá o governo em abril e, portanto, será candidato à reeleição em outubro.

Prestes a deixar o governo para concorrer à presidência da República, Caiado carrega a maior aprovação do país entre governadores: 88%, de acordo com a Quaest. O forte respaldo popular de Caiado amplia o capital político do emedebista e o projeta como favorito na disputa pelo Palácio das Esmeraldas.

O levantamento ouviu 1.104 eleitores em 52 municípios goianos entre os dias 13 e 17 de agosto de 2025. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA