InícioGOIÁSCrimes patrimoniais tiveram redução em Goiás em 2024

Crimes patrimoniais tiveram redução em Goiás em 2024

Crimes patrimoniais tiveram redução em Goiás em 2024
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram queda significativa em roubos e furtos envolvendo veículos, cargas, comércios, residências e celulares (Fotos: SSP-GO)

O Estado de Goiás segue avançando de forma consistente no combate à criminalidade, com destaque para a reduções de crimes patrimoniais no ano de 2024, conforme dados mais recentes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24/07) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Os números apontam quedas significativas que impactam diretamente a população e o setor produtivo: roubo de veículos, com redução de 29,6%, furto de veículos cuja redução é de 23,4% e roubo de cargas com queda de 46,9%.

As reduções também foram registradas no roubo a transeunte, que teve queda de 30,1%; e a residências, com queda de 17,4%. Para o governador Ronaldo Caiado, a política de segurança pública adotada colocou Goiás em uma realidade diferente da registrada em grande parte do país.

“Desde o primeiro dia do meu mandato, determinei como prioridade o resgate da ordem, a imposição do Estado Democrático de Direito, o direito de ir e vir e a liberdade dos cidadãos, com a regra de que o bandido muda de profissão ou muda do Estado de Goiás”, afirma Caiado.

Crimes patrimoniais tiveram redução em Goiás em 2024Crimes patrimoniais tiveram redução em Goiás em 2024
Anuário aponta para reduções: em roubo de veículos de 29,6%, em furto de veículos de 23,4% e em roubo de cargas de 46,9% (Fotos: SSP-GO)

Goiás mantém a tendência de queda também em outros crimes patrimoniais, com destaque para as reduções de 31% nos roubos de celulares e 24,5% nos furtos, totalizando uma queda de 26,6% nas ocorrências gerais com celulares em 2024. Em 2023, foram 25.027 ocorrências; em 2024, 18.556. Outro avanço, é a redução de 30,9% nos roubos a estabelecimentos comerciais no estado. Em 2023, foram registrados 647 casos e 452 em 2024.

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum dos Santos, afirma que a Secretaria de Segurança Pública segue empenhada na integração entre as forças policiais e no fortalecimento da inteligência investigativa.

“Esses avanços não acontecem por acaso. São fruto de um trabalho integrado, técnico e permanente das forças de segurança, com ações fundamentadas em inteligência, investigação e presença policial. Goiás tem hoje uma política de segurança pública que entrega resultados concretos à sociedade”, afirma.

Crimes patrimoniais tiveram redução em Goiás em 2024Crimes patrimoniais tiveram redução em Goiás em 2024
Derfrva, unidade responsável pela apuração de crimes contra patrimônio veicular, intensificou ações em todo o estado, e deflagrou um total de 86 operações em 2024 (Fotos: SSP-GO)

Operações

As reduções dos crimes patrimoniais vêm aliada ao policiamento ostensivo e ao trabalho das operações policiais em todo estado. A Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva), unidade responsável pela apuração de crimes contra o patrimônio veicular, intensificou suas ações em todo o estado, com a deflagração de 86 operações em 2024.

O esforço investigativo resultou em um aumento de 14% nas prisões em flagrante e em um avanço de 219% no cumprimento de mandados de busca e apreensão, demonstrando o papel estratégico da Polícia Judiciária na identificação de autores, localização de veículos e desarticulação de grupos criminosos.

Já a Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar) consolidou sua atuação no combate às quadrilhas especializadas nesse tipo de crime. A unidade registrou um aumento de 39% na instauração de inquéritos, promoveu 28 operações, realizou 51 prisões e cumpriu 43 mandados de busca e apreensão — ações que reforçam o compromisso da Polícia Civil com a repressão qualificada e a recuperação de bens.

Saiba mais

Goiás registra queda de 52,1% de homicídios nos últimos seis anos

Secretaria de Segurança Pública (SSP) – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA