InícioGOIÁSAplicadores e preparadores de agrotóxicos devem ser capacitados e seguir normas legais

Aplicadores e preparadores de agrotóxicos devem ser capacitados e seguir normas legais


.

Em mais um capítulo da campanha de educação sanitária sobre boas práticas no uso de agrotóxicos, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, órgão do Governo de Goiás, focaliza os aplicadores e preparadores de calda. Esses profissionais precisam ser cadastrados no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás – Sidago, da Agrodefesa, mediante comprovação da realização de curso ou treinamento específico para esta finalidade. Conforme a Instrução Normativa nº 03/2019, os aplicado para cumprimento desta exigência, contados a partir da data de publicação da mesma que foi em 7 de outubro de 2019.

Conforme o presidente da Agência, José Essado, o esforço do Governo de Goiás no sentido de orientar a todos os segmentos da cadeia produtiva ligados aos defensivos agrícolas tem como objetivo a produção de
alimentos seguros, a preservação do meio ambiente e a redução dos riscos à saúde das pessoas. Essado ressalta que se cada um dos elos – comerciantes, emissores de receitas agronômicas, produtores rurais, preparadores de calda e aplicadores – seguir a legislação específica e as boas práticas de utilização, o Estado vai alcançar alto grau de conformidade no uso de agrotóxicos com benefícios para toda a população.

Em relação aos aplicadores e preparadores de calda, muitos cuidados precisam ser observados, a começar pela inspeção dos equipamentos de aplicação antes de cada operação. Nas propriedades rurais, os fiscais
estaduais agropecuários da Agrodefesa verificam, no âmbito do Agroativo, o grau de conformidade avaliando aspectos como respeito às distâncias mínimas de aplicação; uso comprovado do equipamento de proteção individual – EPI, que precisa ser disponibilizado para o preparador de calda e o aplicador; comprovação do curso ou treinamento específico realizado em instituição habilitada. Gerência de Fiscalização Vegetal, por meio da coordenação de Agrotóxicos, elaborou roteiro com orientações para os preparadores de calda e aplicadores.

Assessoria de Comunicação da Agrodefesa – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA